Breaking News

DNA de queijo do Marajó produzido de forma artesanal se destaca como produto saudável e natural


Tradicional iguaria marajoara de leite de búfala conquista mercado com exemplar único de produção e sabor.

Considerado um belo recanto amazônico, que proporciona um espetáculo natural em praias de água doce, igarapés, e fazendas, Salvaterra está localizado na Ilha do Marajó. A Ilha do Marajó fica a 87 km de Belém do Pará e ocupa uma área de 50 mil quilômetros quadrados. Além do destaque para o cenário paradisíaco, a região foi agraciada pela presença do animal que possui uma força descomunal: búfalo. O animal é o símbolo do Marajó, fornecendo tradição, carne, couro e leite. O leite que é transformado em queijo, receita centenária e diferenciada, motivos pelo qual ganham força no estado do Pará.

Partindo da premissa de preservar a tradição realizada há mais de 200 anos na região, em 2006, os empresários Marcus e Cecília Pinheiro iniciaram na Fazenda São Victor, a produção de queijo do Marajó.

Marcus Pinheiro explica que o queijo do Marajó da Fazenda São Victor é produzido de forma simples, mas preservando a qualidade e os benefícios de uma alimentação saudável, uma vez que não têm conservantes, e com 100% de leite de búfala, fatores que justificam a qualidade deste produto, que pode ser facilmente encontrado em supermercados e restaurantes do Estado.

“A produção do queijo inicia geralmente no dia anterior, através da filtragem e desnate do leite, sendo utilizados em média sete litros de leite de búfala para fabricação de um quilo de queijo do Marajó. Em seguida, ele é levado para um tanque no qual fermentará espontaneamente. Horas depois é efetuado o corte da coalhada e eliminação do soro. A etapa seguinte (que pode se repetir até quatro vezes) é a retirada da acidez, e nessa fase, é preciso acrescentar leite à massa, que posteriormente será aquecida espremida. Nesse estágio, o queijo adquire consistência e é realçado na cor branco”, explica Marcus.

Cecília relata sobre as fases finais do processo de produção, e garante que elas são cruciais para garantir a qualidade e sabor do queijo. “Algumas etapas são efetuadas até que, na fase fina, é aplicado o resfriamento para posteriormente, a moagem da massa, que é aquecida de novo e com o uso de uma colher é agitada até a fusão atingir a consistência desejada. Na sequência, enformamos em recipientes próprios e embalamos à vácuo”, complementa.

A queijaria da Fazenda São Victor, por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. A partir disso, os empresários decidiram galgar voos mais altos, no quesito investimento, obtendo frutos positivos, os quais se refletiram em premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, “Medalha de Bronze”, no III Prêmio Queijo do Brasil em São Paulo.

Benefícios e peculiaridades

O queijo de búfala tem muitos nutrientes.  O leite de búfala tem 59% a mais de cálcio que o leite de vaca, alto teor de proteína (10% mais proteína do que o leite derivado de vaca). Vitaminas A e C também são encontradas em quantidades significativas. Considerado mais gordo e proteico, tem em média 8% de gordura e 30% a menos de colesterol, contribuindo consideravelmente à saúde vascular. Além disso, contém potássio, que é um bom vasodilatador e pode ajudar a baixar a pressão arterial e prevenir o desenvolvimento de aterosclerose e outras complicações coronárias. 

Outra comprovação favorável do leite de búfala é a indicação do dobro da quantidade de CLA (Ácido Linoleico Conjugado) - substância anticancerígena, que atua ainda, sobre os efeitos secundários da obesidade, arteriosclerose, diabetes.

Fomos agraciados com o selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará. Acreditamos que esta iniciativa é uma grande conquista para a nossa região, diz Marcus, que já realizou vários estudos no exterior, mas como um bom filho à casa tornou, e hoje, trabalha na bubalinocultura. “Temos como prospecção para o futuro, levar o nosso produto além dos horizontes do Pará”, revela. 

Informações de serviço:

Queijaria São Victor – Fábrica de Laticínios

Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA

Contato: (91) 99166-0284


Fonte: DNA, Queijaria São Victor

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço