Breaking News

Diagnóstico precoce de câncer de mama garante tratamento efetivo aos pacientes do HRBA


Há sete meses longe de casa, Cláudia Gomes, 51 anos, luta contra o câncer de mama no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Em fase final do tratamento, ela se sente aliviada por ter descoberto a doença a tempo. “Eu fiz mamografia, mas já suspeitava quando senti um nódulo na mama. Com certeza, o Outubro Rosa é muito importante para alertar as mulheres a fazerem o exame e descobrirem o problema antes e iniciar o tratamento com mais facilidade”, conta a moradora de Juruti, que fica localizado no Oeste paraense.


O câncer de mama é a doença mais comum entre os pacientes do setor de Oncologia do HRBA, que atinge pouco mais de 35% dos 1.776 pacientes em tratamento. E para alertar homens e mulheres sobre o avanço da doença, surgiu a campanha mundial Outubro Rosa. Anualmente, as instituições de saúde reforçam a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e da preocupação em garantir o diagnóstico precoce. Em 2017, o HRBA realizou 2.500 mamografias.



“O diagnóstico precoce permite o tratamento mais adequado com cirurgia, sem necessidade de internação prolongada, uso maior de quimioterapia, perda de cabelo, todas essas coisas que acontecem. A gente consegue minimizar os efeitos com o tratamento mais efetivo”, afirma o coordenador do Serviço de Oncologia e cirurgião do HRBA, Marcos Fortes.



Após passar por cirurgia reparadora e finalizar as sessões de quimioterapia, Cláudia vai iniciar o processo de radioterapia. “Hoje eu me sinto bem, porque consegui descobrir a tempo. E sempre que conto a minha história, eu digo para as minhas amigas se cuidarem. Agora eu estou mais atenta do que nunca, até por conta da minha idade”, diz a paciente.


O câncer de mama, por não ter uma causa única, pode surgir por conta de vários fatores, como os genéticos, hereditários e a idade.  “A mamografia é o exame que tem o maior impacto na detecção e é indicado para mulheres entre 40 a 70 anos, anualmente. A gama de tratamento modifica muito se demorar a diagnosticar, não interferindo só para o paciente, com uma perda de efetividade no tratamento, mas, também, aumenta o custo para o sistema público de saúde. Então, o diagnóstico precoce é uma necessidade”, explica Fortes. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer é a segunda causa de morte no mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos da doença entre 2018 e 2019.

Hospital

O Hospital Regional de Santarém se consolidou no tratamento ao câncer e se tornou referência no atendimento aos pacientes. Desde a inauguração do serviço, em 2008, já foram realizadas quase 91 mil consultas médicas, 54 mil sessões de quimioterapia e 155 mil sessões de radioterapia. 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é um estabelecimento de saúde especializado em casos de média e alta complexidades, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do Oeste do Pará. A instituição é certificada pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência. 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.


Fonte: Diagnóstico, Câncer, Ascom, HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço