Breaking News

Prefeitura e PSA levam água potável para comunidades do Lago Grande


A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) está executando desde a última semana, serviços de escavação para construções de sistemas de abastecimento de água em algumas comunidades na região do Lago Grande. A ação é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) que coordena a ação.

Com a parceria, a Prefeitura ficou responsável pelos serviços de escavação e reaterro dos trechos onde serão alocadas as canalizações e as tubulações, além da perfuração do poço. O serviço visa atender as demandas de distribuição de água as várias famílias das comunidades, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada nas residências.

"Esse tipo de parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades. Têm-se aproximadamente 360 comunidades no município de Santarém e sabemos que a falta de água potável é ainda um grande desafio nesses locais. Portanto nos sentimos muito felizes e realizados com essas parcerias que o Prefeito Nélio Aguiar tem firmado junto a ONGs, empresas privadas e públicas no intuito de promover o bem-estar social", destacou o secretário da Semap Bruno Costa.

As construções de sistemas de abastecimento de água com calha e caixa d'agua de mil litros em cada residência estão na fase inicial e é de responsabilidade da SOMECDH, empresa contratada pelo PSA.

Inicialmente, as comunidades no Lago Grande que estão recebendo os serviços são: Membeca, Santana e Castanhalzinho. Posteriormente as comunidades, Solenidade, Terra Preta e Bom Jardim serão contempladas.

O Programa é desenvolvido através da chamada pública do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisternas' de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso a água e é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria.

Sobre o Programa Cisternas
O objetivo é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém, o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela entidade SOMECDH através de chamada pública.

Leia também:


Fonte: Prefeitura e PSA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço