Breaking News

Hospital Regional do Baixo Amazonas amplia número de leitos de UTI Neonatal



O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), aumentou a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a região Oeste do Pará. Nesta quinta-feira (1/11), em ação solene, foram inaugurados mais nove leitos para neonatais. Com a ampliação, a capacidade de internação de UTI do HRBA passa a ser de 49 leitos, distribuídos em 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e 19 de UTI Neonatal. Contando com as enfermarias, o Hospital passa a ter 153 leitos. Atualmente, o Pará conta com 3.096 leitos em hospitais públicos, sendo 608 de UTI.


O processo de ampliação das UTIs do HRBA iniciou em julho de 2016, com a abertura de 19 novos leitos. O secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa/PA), Arthur Lobo, destaca a importância da expansão do serviço para a melhoria da qualidade de vida da população atendida pelo Hospital. “Estamos inaugurando mais nove leitos, que são fundamentais para um hospital de média e alta complexidades como este. Para essas ampliações, foram investidos cerca de R$ 10 milhões”, afirma.


A UTI Neonatal é destinada, principalmente, para tratamento de prematuros, de baixo peso e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. “É um momento histórico para nós. Existe uma carência de leitos neonatais na região. Estamos quase dobrando a capacidade do Hospital Regional para atender essa demanda, que é bastante alta. A sociedade, não só de Santarém, mas de todo o Oeste do Pará, com certeza estará mais segura e será melhor atendida”, afirma o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi. 


O secretário ainda elogiou os serviços prestados pelo HRBA, que no Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, em 2015. “O importante é que você tem um hospital como este que está entre os melhores 10 hospitais públicos do Brasil. Nós, paraenses, temos que nos orgulhar de ter um hospital como este”, exalta.


Mais investimentos

Estão confirmadas mais duas ampliações para o Hospital Regional. Com o investimento do Governo do Estado, o serviço de hemodiálise passará de 27 máquinas para 62. O objetivo é zerar a fila de pacientes na região Oeste do Estado. E o serviço de pronto-atendimento vai ganhar 17 novos leitos, passando a configurar com 28 vagas. As obras devem ser executadas no início de 2019.


Hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviços em 39 especialidades, sendo referência em Ortopedia e Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva, Oncologia e Neurocirurgia. Desde 2008, já realizou mais de 36 mil cirurgias, 42 mil internações, 80 mil atendimentos de urgência e emergência, 639 mil consultas e 4,7 milhões de exames. Em 2016, o HRBA foi eleito o melhor hospital público do Norte e Nordeste do Brasil, durante o 1º Prêmio de Líderes da Saúde, organizado pelo Grupo Mídia. 


Desde 2012, a Unidade realiza captação de órgãos e, em novembro de 2016, iniciou o Programa de Transplantes de Rim. No ano seguinte, aconteceram os procedimentos pilotos de cirurgia bariátrica. Em 2018, o programa de cirurgia cardíaca foi implantado.

A Oncologia da Unidade tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. Em 2009, 2.730 sessões de quimioterapia foram registradas. Em 2015, o total de sessões foi de quase 7.900 (volume 188,6% maior). Em 2017, o número saltou para 11.227, 42% maior do que 2015. Na Radioterapia, a realidade é a mesma. Em 2011, quase 12 mil sessões foram contabilizadas. Em 2015, o número cresceu para 27.125 sessões, e chegou a 31.871 em 2017. Em seis anos, o aumento foi superior a 166%.


Também tem se tornado referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios de Saúde e de Educação. O Hospital, atualmente, conta com 12 programas de residência médica, incluindo Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia e Ortopedia e Traumatologia, e um de residência multiprofissional.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).


Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.


Fonte: Hospital Regional do Baixo Amazonas

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço