Breaking News

Semtras realiza oficina para construção de serviços e garantias de direitos para o povo Warao


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), iniciou na tarde de segunda- feira (26) com uma mesa redonda no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental de Santarém (Ciam), uma oficina para construção de Protocolo de fluxo de serviços e garantias de direitos para o povo Warao em Santarém.

A programação irá continuar nesta terça-feira (27), quarta (28) e quinta-feira (29) na Ufopa Campus Amazônia.

Durante a mesa redonda foram debatidos assuntos como:


* Povos indígenas e direitos diferenciados - por Rodrigo Oliveira (Ministério Público Federal)

* A importância da política migratória no estado do Pará - por Leila Silva (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará)

* O povo Warao e a migração para o Brasil - por Dassuem Nogueira (Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias/Semtras).


Segundo Dassuem Nogueira, antropóloga da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), o objetivo desse evento é dar bases sobre a conjuntura social, política e de direitos humanos da migração dos indígenas Warao para o Brasil, em especial para Santarém e o estado do Pará.

"A equipe da CAAF e instituições parceiras no trabalho seguirão nos próximos dias com os grupos de trabalho que irão se dedicar a apresentar êxitos e desafios da experiência de acolhimento no município. A partir de então, será elaborado um protocolo que consiste em uma previsão de ações que devem ser tomadas em cada situação de acolhimento identificada pela equipe como recorrente, tendo em vista que os indígenas estão sendo acolhidos há mais de um ano pelo município de Santarém. Para que sejam pensadas estratégias para execução de políticas públicas adequadas a esse público diferenciado" Ressaltou Dassuem.

Fonte: Semtras

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço