Breaking News

Frutas, ervas e folhas da Amazônia preservam propriedades em licores que beneficiam a saúde


Engenheira química, Julia Bentes, revela que frutas, ervas e folhas da Amazônia preservam propriedades nas bebidas que beneficiam a saúde.

Os ingredientes do Pará apresentam grande influência indígena. As frutas, ervas e folhas são extraídos da exuberante natureza da Amazônia. Considerados versáteis, os ingredientes formam a base de deliciosos pratos e bebidas que, além de serem ricas em sabores podem trazer benefícios à saúde.

De acordo com informações do manual online da Embrapa
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/113807/1/00078190.pdf , os licores podem ser servidos como bebida cordial e aperitiva. Além disso, pode ser consumida antes da refeição para estimular o apetite, ou ainda como digestiva, após as refeições.

“Os licores auxiliam na digestão, e aceleram a decomposição dos alimentos, além de diminuir a sensação de sono. Os famosos licores de jambu, por exemplo, por serem ricos em fibras e vitaminas, devem seu efeito às propriedades da planta”, afirma Júlia Bentes, engenheira química e responsável pela produção de cachaças e licores da Daju Artesanal.

“O costume de tomar licor após as refeições sobrevive até hoje, na fama mística que cerca a bebida desde que foi comercializada pela primeira vez, na Idade Média. Desde então, dependendo do preparo, a bebida pode ter várias ações benéficas: medicinal, terapêutica e até afrodisíaca”, frisa Júlia.


Benefícios dos alimentos à saúde

Castanha do Pará - O alimento fornece de quatros a sete vezes mais selênio do que o recomendado. Trata-se de uma substância extremamente promissora na prevenção de várias doenças, entre elas o Alzheimer, que apaga a memória e outras funções cognitivas.

Cupuaçú - Fruta rica em vitamina C e B, sendo um ótimo aliado à saúde. O cupuaçu também é fonte de fibras: elas ajudam a regularizar o intestino e a nos dar mais saciedade.

Bacurí – Fruta que possui altos índices de cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Ainda é considerado anti-inflamatório e cicatrizante. Possui também um teor forte de fibras. Todas essas particularidades dão ao bacuri a capacidade de tratar e prevenir diversas doenças que afetam o organismo humano. Além de ajudar o corpo na diminuição ou manutenção do peso.

Açaí – Rico em vitaminas do complexo B, C, E, magnésio, fósforo, potássio e até fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do corpo como um todo.

Jambu – Folha com propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. Uma característica conhecida do jambu é causar dormência na língua.

Castanha do Pará, cupuaçu, bacuri, açaí e jambu, por exemplo, são elementos encontrados facilmente na região. A nutricionista Luana Simões declara que as ações dos licores são benéficas à saúde, mas é preciso tomar com moderação. “O licor pode se tornar medicinal devido a fusão de vários ingredientes que interagem entre si, para ter a propriedade biológica e ações após o consumo. É possível transformar a bebida em uma delícia que faz bem à saúde, desde que tome de forma moderada. Um cálice de licor pequeno, após o almoço, é o suficiente”, explica.

“Frutas, ervas ou plantas são ingredientes que possuem ação terapeuta, por isso, são considerados funcionais, podendo até mesmo prevenir e tratar doenças”, complementa a nutricionista.

Informações de serviço:
Endereço: Rua Diogo Moia, 423 A
Contatos: (91) 98151-3336
Instagram: @daju_artesanal
Facebook: /dajuartesanal

Fonte: Luana Valente

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço