Breaking News

CRLV Digital é lançado em Goiás


É o quarto estado do país a implantar o documento veicular eletrônico. Tecnologia já é oferecida pelos detrans do DF, CE e RO.

Hoje, 9, o Detran-GO, em parceria com Ministério das Cidades, Denatran e Serpro, lançou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital. A versão eletrônica do documento veicular fica armazenada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também reúne a CNH Digital e está disponível para Android e IOS. Assim, os dois documentos de porte obrigatório no trânsito já podem ser apresentados a partir de um dispositivo móvel. Os detrans do Distrito Federal, Ceará e Rondônia já aderiram à tecnologia.

Novidades
“Para obter o CRLV digital, não é preciso que o usuário compareça ao detran do estado, o que facilita em muito a vida do cidadão”, explicou o ministro das cidades, Alexandre Baldy. “Acredito que em breve, essa evolução também vai acontecer com a CNH”, anunciou Baldy. Uma outra novidade divulgada no lançamento é a funcionalidade de compartilhamento do documento veicular. Agora, o proprietário pode “emprestar” a CRLV digital para terceiros, desde que essa outra pessoa tenha baixado o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Esse compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. “Todas essas iniciativas, essas inovações tecnológicas, mostram que somos pioneiros na transformação digital e na desburocratização do Estado”, avaliou André de Cesero, diretor de relacionamento com clientes do Serpro. Já o governador de Goiás, José Eliton Júnior, lembrou que o estado foi pioneiro na implantação da CNH digital e agora é o quarto do país a disponibilizar o documento veicular.

Para ter acesso ao CRLV Digital, o proprietário deve ter pago o licenciamento do veículo de 2018. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do documento veicular traz todas as informações de sua versão impressa. Além disso, permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija o documento autenticado.

Como obter
Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download da Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo será atualizado de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel. Para ter acesso ao CRLV Digital, o usuário deverá informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Os que ainda não possuem a CNH Digital podem fazer o download do aplicativo CDT, nas lojas Google Play e App Store, e fazer o cadastro no próprio aplicativo.

Fonte: 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço