Breaking News

Ancorado em Santarém, Navio Auxiliar Pará realiza atendimentos de saúde à população


O Navio Auxiliar Pará subordinado à Marinha do Brasil está em Santarém desempenhando um importante papel com os ribeirinhos da região e pessoas que usam o modal de navegação pela Amazônia. Com a operação intitulada "Educação na Hidrovia", a embarcação é uma espécie de hospital fluvial que presta assistência médica e demais serviços como emissão de documentos e orientações jurídicas.

A vinda é fruto de parceria firmada em maio deste ano entre o gestor municipal Nélio Aguiar e o Almirante Leonardo Puntel, Diretor Geral de Navegação (DGN) da Marinha do Brasil. Também são parceiros da ação o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Justiça Estadual, Ministério Público e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"Essa parceria entre Prefeitura e Marinha do Brasil é de vital importância para a população ribeirinha. O navio Pará é referência nesse trabalho de assistência hospitalar nos rios da Amazônia", explicou Nélio Aguiar.


A bordo há uma equipe multidisciplinar formada por militares da Marinha como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e demais especialistas que realizam consultas médicas e odontológicas, exames de mamografia e exames laboratoriais. Aos parceiros; Justiça Federal compete emissão de documentos jurídicos como contrato de união estável, divórcio, reconhecimento de paternidade, certidões, pensão alimentícia, entre outros. Ao Sebrae: abertura do CNPJ e orientação empresarial.

Segundo o capitão de corveta, comandante do navio Rogério Gomes Ferreira, cada um desses órgãos, dentro da sua área de atuação, agrega os serviços ao navio. "Nós aproveitamos para abranger essas ações e convidamos outros órgãos para oferecer os trabalhos. Essa operação também tem um viés de educação, tanto que o nome é 'Educação na Hidrovia', ou seja, estamos buscando conscientizar essa população ribeirinha por meio de palestras de segurança na navegação. Propõe também a educação ambiental, além de todos os outros serviços que ofertamos", esclareceu.

O Auxiliar Pará esteve na Vila Balneária de Alter do Chão na segunda (29) e terça-feira (30), depois atracou em Santarém na quarta (31) e quinta-feira, 1 de novembro. O próximo destino do navio é a cidade de Almeirim, para onde partirá neste sábado (3).

Já foram realizados cerca de 130 mamografias, 270 consultas médicas, mais de 140 consultas odontológicas e cinco mil medicamentos distribuídos. Os atendimentos começam de manhã bem cedo e seguem até o final da tarde.


Para a dona de casa Rosinete Vidal a assistência chegou em boa hora. "Veio em um momento crucial da minha vida. Quando soube que iria ter as consultas me arrumei imediatamente e vim até ele. Fui muito bem atendida. Nota dez aos parceiros e a gestão municipal que articulou a vinda do navio."

Sônia Maria Silva dos Santos, auxiliar de saúde aquaviária, em sua fala também agradeceu aos coordenadores da ação. "Nós temos que agradecer a Marinha, a Prefeitura e parceiros por terem disponibilizado pessoas de boa vontade para realizar os atendimentos. Aqui se faz o exame preventivo, mamografia, palestras são ministradas. Faz-se tudo o que temos direito e já saímos com o laudo e todo o resultado. Realmente muito obrigada aos dirigentes do projeto."


*Colaborou Reginaldo Balieiro


Fonte: Navio Auxiliar Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço