Breaking News

Advocacia paraense reconhece trabalho e reelege Alberto Campos presidente da OAB-PA com votação histórica


O advogado criminalista encabeçou a chapa “OAB Segue em Frente” e venceu as eleições 2018 da OAB-PA com expressivo número de votos. Eleito para o triênio 2019-2021, ele terá Cristina Lourenço como vice-presidente; Eduardo Imbiriba permanecerá como secretário-geral. Conselheiro federal, Antonio Barra Britto será o secretário-geral adjunto e corregedor, enquanto que André Serrão exercerá o cargo de diretor-tesoureiro.

Realizado na quarta-feira (28), o pleito eleitoral ocorreu entre 9h e 17h. Até 20h30, 67 seções haviam sido apuradas e faltavam apenas 2, que eram das subseções de Tucuruí e Itaituba. No último município, problemas com a rede de telefonia e internet inviabilizaram o repasse de dados. Em razão do não encaminhamento eletrônico das informações e documentos eleitorais necessários, a Comissão Eleitoral da OAB-PA resolveu suspender a apuração temporariamente.


Ao todo, 8.694 advogadas e advogados participaram da eleição em todo o Pará. A apuração completa dos votos encerrou somente na tarde desta quinta-feira (29). Candidato da situação, Alberto Campos venceu com 5.451 votos. Candidato da oposição, Osvaldo Serrão, da chapa "Avante OAB PA", obteve 2.903 votos. Em Belém, Alberto Campos conquistou 3.410 votos contra 2.198 de Osvaldo Serrão. Em todo o pleito, foram contabilizados 227 votos nulos e 113 votos em branco.

Reconhecimento


Após a apuração dos votos, o presidente reeleito da OAB-PA afirmou que a vitória conquistada representa o reconhecimento do trabalho no triênio. “Apesar de estarmos com uma oposição instalada, nós conseguimos com muita conversa e muita estratégia, inclusive, levar à frente, vários projetos da instituição: interiorização da Escola Superior de Advocacia, com muita qualificação profissional, com muita inclusão por meio da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará e com a defesa intransigente das prerrogativas, o que nós não abrimos mão”.

Contudo, o vencedor enfatizou que ainda há muito trabalho pela frente. “Vamos continuar, obviamente, por mais três anos com a mesma força, a mesma vontade, a mesma disposição e disponibilidade, que é característica não minha, mas do grupo que está comigo e que agora vai seguir em frente”. O presidente reeleito ressaltou ainda que o principal desafio daqui para frente é a interiorização. “É um desafio para a Ordem. Quem trabalha aqui, sabe a dificuldade que nós temos em relação a recursos. Temos uma grande dívida com o interior. Não só pessoal e moral por conta dos resultados das eleições, mas uma dívida de investimentos. Estamos recuperando e restaurando essa confiança que a advocacia do interior tem com a Ordem dos advogados”.


O candidato vitorioso salientou também que a reeleição é o reconhecimento do trabalho não só dele, mas do grupo de mais de 1000 advogados que lhe apoiou ao longo da gestão. “Foi um trabalho de todos os advogados e advogadas que quiseram participar deste projeto inclusivo da OAB-PA. Advogados e advogadas não só da capital, mas do interior do estado, que nos deu uma retumbante vitória. Estou agradecido à advocacia, que confiou muito nesta forma de administrar a OAB-PA, que não é personalíssima. Todos os advogados e advogadas que querem participar do dia a dia da instituição são bem vindos”. Para finalizar, o presidente reeleito fez um convite para a oposição. “A oposição agora acabou. A partir de hoje, seremos todos advogados e advogadas. Somo todos OAB. E eles são muito bem vindos aqui na gestão nova da nossa instituição”.


Trabalho

Eleita vice-presidente pela chapa “OAB Segue em Frente”, Cristina Lourenço declarou que a sensação é de dever cumprido. “Nós assumimos a ESA e fizemos muito. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas fico muito feliz, pois acreditaram na nossa boa fé, na nossa vontade realmente de trabalhar e fazer muito mais por três anos. Vamos ter três anos de muito trabalho, pode acreditar, em prol da classe, principalmente porque o que interessa é o advogado e a advogada”.

Histórico

Alberto Antônio de Albuquerque Campos é advogado formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação em ‘Mandado de Segurança e Medidas Cautelares’ pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ao ganhar significativa notoriedade na última década, Alberto Campos exerceu o cargo de secretário geral da OAB no Pará no triênio 2010-2012 e vice-presidente da OAB-PA no triênio 2012-2015. Entre 2016 e 2018, Alberto Campos presidiu a instituição pela primeira vez. A partir de janeiro de 2019, continuará a defender os interesses da classe em nosso estado e no Brasil.

Casado, pai de dois filhos advogados, ele é sócio do escritório ‘Alberto Campos Advogados Associados’ juntamente com seu pai e irmã, militando em Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Tributário e Civil. Alberto Campos já chefiou as Assessorias Jurídicas da Secretaria de Saúde de Belém e da Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Ele também exerceu o cargo de assessor da presidência do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Pará (Ipasep) e da Secretaria de Administração do Estado do Pará. Por dois mandatos, presidiu o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paraense de Futebol.


Fonte: OAB PARÁ

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço