Breaking News

Prefeitura entrega Centro de Educação Infantil no bairro Santo André


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou na tarde de terça-feira (26) o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônia Corrêa e Sousa, no bairro Santo André. A Cerimônia contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, de vereadores, secretários municipais, moradores do bairro, pais de alunos e ainda do ex Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, ex deputado Lira Maria, e Deputado Federal José Priante.
A obra, muito desejada pelos moradores, homenageou uma figura importante para o bairro Santo André. O Centro Municipal de Educação Infantil levou o nome de Antônia Corrêa e Sousa, uma mulher que durante anos se preocupou em conseguir melhorias para o bairro em que morava. 

Em vida, Antônia formou um pequeno grupo em sua residência, juntamente com o esposo Ismael da Silva e Sousa e vizinhos para tratarem de assuntos relacionados à limpeza das ruas, energia elétrica e terreno para a construção de um barracão. Logo depois veio o sonho de conseguirem uma escola para o bairro, e assim a cada dia mais Antônia foi dedicando-se na causa de ajudar as pessoas.


"Ela sempre foi muito envolvida com as causas do nosso bairro. Nós sempre buscamos a melhoria para nossas crianças, para que eles tivessem um lugar para estudar que fosse pertinho de casa e com muita luta conseguimos o apoio dos governantes. Inclusive o terreno da Escola Municipal Joaquim Cavalcante Maia, inclusive fomos nós que doamos. 

E hoje, receber essa homenagem para minha esposa com o nome dela em uma escolinha é muito emocionante. Estamos muito felizes", externou emocionado o viúvo de dona Antônia, Ismael da Silva Sousa.


A obra que estava parada há quase 8 anos é de padrão FNDE, contempla bloco administrativo, bloco de serviço, que abriga também a sala multiuso/informática; 2 blocos pedagógicos com 4 salas de aula; pátio coberto; refeitório e playground. O Cemei Antônia Corrêa Sousa irá atender crianças no Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II, com idades de 2 a 5 anos, nos horários da manhã e tarde, e ainda em horário integral para crianças do maternal I na faixa etária de 2 anos. O centro tem capacidade de atendimento para 120 crianças.


"O desafio foi muito grande, mas o governo municipal tem a missão de proporcionar as crianças, ambientes favoráveis e com estrutura ao desenvolvimento das atividades pedagógicas, e com esse compromisso que nós vencemos todos os obstáculos e estamos hoje festejando, no período de aniversário de Santarém a entrega da Cemei Antônia Corrêa e Sousa", explicou a secretária municipal de Educação, Mara Belo.

O prefeito Nélio Aguiar reforçou a importância do compromisso com a comunidade e principalmente com as crianças do centro, que antes estudavam em um espaço inadequado e sem estruturas para atender aos alunos.


"Acima de tudo é um resgate de compromisso, nós nos comprometemos com o bairro do Santo André em concluir essa obra e hoje estamos cumprindo. Nós chegamos inclusive a visitar o antigo espaço, uma casa alugada, cheia de problemas e não oferecendo condições dignas para nossas crianças. 

Agora o Santo André está recebendo um excelente espaço físico para a educação infantil, aqui as crianças estarão estudando com dignidade, nossos profissionais estarão trabalhando com melhores condições. 

E é importante eu ressaltar que estamos investindo nessa criançada que é o futuro de Santarém, e queremos a garantia desse futuro para que nossos pequenos sejam grandes profissionais, e começa dessa fase, através da educação que tem o poder de transformação", ressaltou o prefeito de Santarém Nélio Aguiar.



Obras da Educação Infantil entregues em 2017 e 2018:

5 Cemeis construídas: bairro Santana; Alter do Chão; Matinha; São Cristóvão; Santo André. Obras em andamento: Cemei bairro Amparo Cemei bairro Nova República Cemei Uruará Cemei bairro Alvorada Cemei Jutaí Cemei Área Verde



Prédios alugados pelo atual governo:
Umei Maicá e Umei Salvação



Ampliação:
Umei Prainha








Fonte: Prefeito Nélio Aguiar, Centro de Educação Infantil, Bairro Santo André

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço