Breaking News

Junho violeta: Caminhada leva conscientização sobre o aumento da violência contra a pessoa idosa


Mais de 100 idosos usuários dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI), equipamentos da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), do Asilo São Vicente de Paulo, da Pastoral do Idoso e da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Subseção de Santarém, participaram de uma caminhada ao som do carimbó com muita alegria e disposição, no final da tarde de sexta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

Foi o momento de reforçar para a população santarena que as pessoas idosas devem ser valorizadas e ter seus direitos efetivados.

Em um percurso pequeno do Asilo São Vicente de Paulo até a Praça Matriz eles mostraram que estão atentos e prontos para disseminar a campanha de tema nacional "Violetas contra a violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa" que leva a mensagem de combate aos diversos tipos de violência pelos quais alguns idosos são submetidos.

A usuária do Cras Santana Joana Pereira dos Santos foi vestida a caráter e contou que se sentiu influenciada pelas professoras do centro em vestir-se com a temática da campanha.

 "Eu e algumas amigas viemos fantasiadas de violeta, tema da campanha, pois devemos levar essa mensagem adiante. É importante estarmos sempre juntos contra a violência".


Nem mesmo as limitações físicas impediram que quase todos os idosos acolhidos pelo Asilo São Vicente de Paulo participassem da caminhada. Ainda que em cadeira de rodas sentiram-se alegres por estarem ao redor de tanta gente. 

A assistente social do asilo e idealizadora da caminhada Virginia Santos destacou a importância de lutar todos os dias contra a violência. "Pedimos para que os jovens dêem violetas aos idosos. Devemos nos empenhar em permitir que eles cumpram seus ciclos de vida com respeito".

A Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), Roseane Matos disse que os idosos devem ser tratados semelhante as violetas, com muita atenção, cuidado e amor.

"O tema do junho violeta, "Violetas contra a violência, dignidade e respeito para com a pessoa idosa", tem que ser levado adiante, haja vista que os números de violência contra a pessoa idosa vêm aumentando. Devemos nos unir e denunciar, não podemos nos calar diante de tanta violência."


A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a participação de todos que colaboraram na realização de uma caminhada bonita e alegre. "Hoje nós saímos de dentro dos equipamentos, saímos das nossas casas e viemos mostrar para Santarém que nós dizemos 'não' a violência contra o idoso, que a gente não aceita e não concorda. 

Devemos ter o respeito e a dignidade para com essa população que já contribuiu tanto com o nosso município, com a nossa família, com as igrejas. Nesta batalha temos o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o disque 100, para denunciarmos qualquer tipo de violência que o idoso esteja sofrendo". A secretária disse ainda que se sentiu contagiada com a energia dos idosos durante a caminhada.

Segundo o Creas, em 2017 foram registrados 58 casos de violência praticadas contra idosos. De janeiro a maio de 2018, já foram registrados 37 atendimentos de violência física, psicológica, abuso financeiro ou material, abuso sexual, abandono e negligência, sendo esta com o maior número de ocorrências.

15 de junho

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa. 

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra esse público e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar a violência como algo normal.


Fonte: Junho Violeta, Caminhada Junho Violeta

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço