Breaking News

Chefs de Santarém e Belterra são destaque no primeiro dia do Festival Cozinha Tapajós


Após a abertura do Festival Gastronômico de Santarém "Cozinha Tapajós", pelo Prefeito Nélio Aguiar, na Praça 7 de Setembro em Alter do Chão, no município de Santarém, na noite desta quinta-feira (14), o idealizador do evento Saulo Jennings apresentou para o público presente os cinco chefs da culinária local que deram um show de sabores com pratos deliciosos feitos com ingredientes exclusivos da culinária tapajônica.

Na ocasião os visitantes puderam conhecer de maneira detalhada as técnicas para a produção de pratos dos chefs Ana Mária, Zena do Carmo, Regina Picanço, Ana Cristina Barbosa de Santarém e Djalma de Amorim Pereira do município de Belterra, bem como informações profissionais apresentadas a seguir.

Ana Mária - Pastel e Cia

Ana Mária preparou o prato ″pastel de vatapá de camarão″
A chef trabalha há 15 anos com a produção de pastel em Santarém. Ana Mária tem sua própria receita para o preparo da massa e recheio dos pastéis. Recentemente começou a introduzir produtos regionais como avium, vatapá e camarão regional na elaboração de seus cardápios. É participante do projeto Praça dos Chefs que acontece todos os meses na Praça Barão de Santarém.


Para o Festival Gastronômico "Cozinha Tapajós" a Chef Ana Mária preparou o prato "Pastel de vatapá de camarão" com os ingredientes: massa de pastel, vatapá de camarão, jambu, camarão seco salgado e tucupi. Os amantes dos pastéis podem encontrá-los todos os dias em um dos quiosques na Praça do Mirante do Tapajós na Orla Fluvial de Santarém.

Zena do Carmo - Buffet Palace Eventos

Zena do Carmo resgatou a culinária indígena com o prato Pirawasu, peixe grande
O Chef Zena do Carmo trabalha há 25 anos no ramo da gastronomia e a 4 anos no buffet Palace Eventos, localizado na rua Curuá-Una 1726, em Santarém do bairro da Prainha. Autônomo na profissão, formado em Gestão Ambiental pela Universidade Paranaense (Unopar) e recentemente acadêmico do curso de Gastronomia pela Faculdade Claretiano. Tem como ponto forte em sua culinária pratos exóticos e afrodisíacos com ervas aromáticas e sempre busca a experimentação com pratos diferenciados. Especialista em preparo de pratos com peixes da região, tambaqui, filhote, pirarara, dentre outros.


No Festival, Zena faz um trabalho de resgate da culinária indígena que busca trazer para o dia a dia da gastronomia da região, essa cultura que ainda não está evidenciada nos cardápios da região, com o prato: pirawasu (peixe grande), que traz os ingredientes: peixe filhote, arroz, amendoim torrado, cheiro verde, pimenta de cheiro, avium, limão, farinha branca, coco ralado, óleo de babaçu, jambu, camarão e sal. Contato: 093 991431881.

Regina Picanço - Delicata Ateliê de Doces

Regina Picanço apresentou o bolo de muruci com merengue de limão
A chef Regina Picanço, proprietária do Delicata Ateliê de Doces, trabalha a dois anos no ramo de doces em Santarém e sempre busca atualizar-se na área em cursos de conhecimentos por todo o Brasil. Iniciou este ano o curso de Chef Patissirrê pela Escola de Confeitaria de São Paulo. 

Em suas vivências no ramo sempre procura o sabor da região do Tapajós e o que há de tradicional e contemporâneo em doces.

No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, a Chef Regina Picanço, apresentou o prato: bolo de muruci com merengue de limão, feito com os seguintes ingredientes: trigo, ovos, manteiga, fermento químico, sal, cumaru, açúcar, leite de coco e leite integral.


Ana Cristina Barbosa - Cris Doces

Chef Ana Cristina Barbosa apresentou o prato bolo de castanha com recheio de cupuaçu trufado
Ana Cristina Barbosa, proprietária da Cris Doces trabalha a cinco anos no mercado de doces e começou por curiosidade e para complemento da renda da família. Tem um empreendimento móvel denominado de "Food bike da Cris" que está na Praça do pescador, em frente ao Hotel London em Santarém, de segunda a sábado das 17h às 20h, que faz muito sucesso junto a sociedade santarena. 

Em setembro de 2017 participou do Programa "É de Casa" da Rede Globo de Televisão, com o apresentador Zeca Camargo. Teve ainda o trabalho publicado na revista Vogue. Possui formação no curso de Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (Unip).

No Festival Gastronômico Cozinha Tapajós, a Chef Ana Cristina, apresentou o prato bolo de castanha com recheio de cupuaçu trufado composto por ovos, trigo, leite, manteiga, doce de cupuaçu, leite condensado e castanha do Pará.

Djalma de Amorim Pereira - Cozinha na Brasa e no Ponto - Pindobal

Djalma apresentou o Pirarucu na Manteiga
O Chef Djalma de Amorim Pereira é proprietário do "Cozinha na Brasa e no Ponto" na Praia de Pindobal, em Belterra, no estado do Pará. Dedica-se a 52 anos a atividade turística, mas foi como dono de restaurante que se destacou na gastronomia da região. Trabalhou como garçom, assador e atendente de balcão de bar. 

Em Pindobal obteve sucesso montando um restaurante na beira da praia fazendo muita diferença e se destacando sempre com um cardápio bastante variado com vários tipos de churrasco, peixes, galinha caipira e dentre outros.


No Festival Gastronômico Cozinha Tapajós, o chef Djalma apresentou o Pirarucu na Manteiga, prato muito apreciado no restaurante. Djalma afirmou que escolheu o prato por ser bem mais prático e rápido de preparar, além de unir o sabor ornamental e tempo de preparo com pirarucu fresco, manteiga salgada, pimentão verde e vermelho, temperos em pó, farinha de trigo, sal, alface e limão.

O festival prossegue na noite desta sexta-feira (15) e no sábado (16). A cada dia mais cinco chefs evidenciarão seus pratos para a população santarena e convidados.

Confira a lista com os nomes dos chefs que se apresentarão nos próximos dias:
 
15/06 - sexta-feira
1 - Zena do Carmo
2 - Herbert Caldeira
3 - Roger Carvalho
4 - Alyne Carreira
5 - Maria Betânia Spangemberg


16/06 - sábado
1 - Rose Costa
2 - Jander Farias
3 - Débora Diniz
4 - Ricardo Branches
5 - Marcelo Matos


Fonte: Festival Cozinha Tapajós, PMS, Chefs de Santarém, Belterra

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço