Breaking News

Cras Caranazal comemora 8 anos de implantação em ritmo junino


O clima junino tomou conta da área de lazer do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caranazal na terça-feira (26) em comemoração aos oito anos de implantação do centro localizado na Travessa Professor Luís Barbosa, no bairro Caranazal.

Números calculados no centro comprovam que o equipamento vem ampliando os atendimentos nos anos decorrentes a implantação. Já foram realizados mais de 17 mil atendimentos a população em serviços com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e entre outros. Também foram ofertados aos usuários oficinas geradoras de renda, cursos de informática básica e cadastros únicos.

O Cras Caranazal abrange 7 bairros do município de Santarém: Mapiri, Caranazal, Jardim Santarém, Liberdade, Aeroporto Velho, Aparecida e Esperança. Conta com 4 pólos em Mapiri, Liberdade, Jardim Santarém e Aeroporto Velho. Atualmente referencia mais de 4 mil famílias.

Para a festa de aniversário crianças e idosos mostraram através de apresentações de dança um pouco do que aprenderam no espaço. Bastante concentrados o grupo infantil apresentou a dança xaxado e os idosos apresentaram a dança da Piracaia. As comidas típicas da época abrilhantaram mais ainda a comemoração.

Maria Lucilene Mota Pinto, de 59 anos, usuária do polo Mapiri há 6 meses contou como o Cras Caranazal transformou positivamente sua vida. "Minha vida mudou muito, pois eu fiquei muito feliz desde que comecei a participar do centro. Tinha vontade de aprender artesanato e aqui eu aprendi. Participo do grupo de dança e sempre estou convidando meus amigos para participar. O Cras é maravilhoso".

A coordenadora do Cras Caranazal Poliana Braga contou como foi comemorar os oito anos de implantação. "É um privilégio estar comemorando esses anos, foram muitas conquistas e grandes vitórias, queremos destacar as parcerias, a equipe multiprofissional que está diariamente fazendo o melhor para atender os nossos usuários e que venham mais anos".


Confira as programações juninas dos equipamentos da Semtras:
  • 28.06 - a partir das 14h: Cras Alter do Chão, na Travessa Agostinho Lobato, S/N, centro.
  • 29.06 - a partir das 15h: Cras Urumari, na Avenida Cristóvão Colombo.
  • 29.06 - a partir das 18h: Casa de Acolhimento Reviver (CAR) - Abrigo Municipal, na Avenida Sérgio Henn S/N Bairro São Francisco.
  • 30.06 - a partir das 15h: Cras Nova República, na Quadra Poliesportiva da Escola Wilson Fonseca, ao lado do Cras, na travessa 25, bairro Nova República.
  • 30.06 - a partir das 15h: Cras Santarenzinho, comemorando os 8 anos de implantação, na sede do Cras - Rua Nossa senhora do Rosário, S/N, bairro Santarenzinho.
  • 30.06 - a partir das 16h: Cras São José Operário, na Rua Nações Unidas, s/n, próximo ao antigo Campo da Embratel.
  • 05.07 - a partir das 17h: Cras Santana, na Quadra da Escola Gonçalves Dias, em frente ao Cras.
Sobre os Centros de Referência de Assistência Social:


Santarém têm oito Cras, sendo sete na cidade e um em Alter do Chão. O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação. Dentre os serviços oferecidos nos Centro há também um serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). 

Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.


O SCFV é organizado em grupos de acordo os diferentes ciclos de vida:
- Crianças e Adolescentes: de 7 a 14 anos
- Adolescentes: de 15 a 17 anos
- Pessoas idosas: com idade igual ou superior a 60 anos.



Fonte: Cras Caranazal

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço