Breaking News

Festival Gastronômico do Cozinha Tapajós encerra e dá destaque a cinco chefs da culinária santarena


Alter do Chão, em Santarém do Pará foi literalmente, a maior cozinha a céu aberto do Pará, em três dias de evento, que colocou em evidências para o mundo, a riqueza da culinária do Tapajós, do Brasil e do Peru, com a participação de importantes Chefs da gastronomia regional, nacional e internacional, no Festival Gastronômico Cozinha Tapajós, que teve como realizador Saulo Jennings, do Restaurante. A Casa do Saulo, com patrocínio do Sebrae, Emater, Leite Produções e Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) .

No sábado (16), último dia de evento, no palco central na praça 7 de setembro, os Chefs Roger Carvalho (regional), Bela Gil (Cozinheira, Apresentadora e Escritora), Helena Rizzo (Restaurante Maní - São Paulo) e Bel Coelho (Chef do Clandestino e apresentadora do "Receita de Viagem", no canal TLC Discovery) nacionais, se revezavam para apresentar suas especialidades, por meio das aulas show, com a construção de pratos diante ao público espectador, e mais uma vez, no centro da praça, 5 Chefs da culinárias de Tapajônica preparavam os pratos produzidos especialmente para o evento.

Débora Diniz - FAROL DA ILHA DE ALTER DO CHÃO

A Chef Débora Diniz é formada Direito, mas optou pela cozinha por amor a culinária, cultivado desde sua infância. Aprendeu a cozinhar com sua avó e deste então, vem ganhando experiências, com o trabalho focado no aprimoramento de seus conhecimentos. 

Uma de suas maiores experiências foi cozinhar para o Príncipe Charles, quando, em sua visita em Alter do Chão se encantou pela culinária Tapajônica e por uma das mais belas manifestações da cultura do Tapajós, o "Carimbó", patrimônio imaterial do Brasil.


No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, a Chef Débora Diniz, apresenta o prato: Poqueca de peixe com duxelle de banana da terra com pirarucu defumado acompanhado com arroz verde Tapajônico, que é composto dos ingredientes como peixe, duxelle, folha de bananeira, arroz, jambu, cheiro verde, alfavaca, chicória, sal, pimenta e azeite.

Jander Júnior - GRILL E CIA

O Chef Jander Júnior têm mais de 15 anos de experiência na gastronomia. É formado em mecânica geral, mas apaixonado por uma boa comida caseira. Rumou para empreender na área da gastronomia em suas andanças pelo interior da Amazônia. Seu primeiro empreendimento, o restaurante Carne de Sol, foi a motivação para trabalhar com alimentação. 

Seu maior prazer é cozinhar para família e faz pratos bem variados a base de patos, peixes e carnes. 

Atualmente está no comando da Grill e cia No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, o Chef Jander Júnior, apresenta o prato: Tucunaré da ilha, que é composto dos ingredientes como o tucunaré, camarão, jambu, pimenta de cheiro, pimenta do reino, alho, cebola, açafrão, chicória, azeite, tucupi, manjericão, creme de leite, arroz, sal e pimenta na decoração.

Marcelo Matos - Tainbox comida Tailandesa

Marcelo Matos, Chef de Cozinha e Designer, no auge dos seus 40 anos, têm três grandes paixões, cozinhar, criar na área de designer e pedalar. Formado em Gastronomia na Universidade Anhembi em São Paulo, ao voltar à Santarém inaugurou o Delivery Curupira in box de comida Tailandesa em 2016. Em 2018 inaugurou um novo restaurante em Santarém, franquia, Tainbox comida Tailandesa.


No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, o Chef Marcelo Matos, apresenta o prato: Raizes Nativa, evidenciando o ingredientes como Fettuccine de macaxeira (100% macaxeira), bisque de tucupi , mix de pirarucu fresco e seco com camarão e quiabos salteados com mangarataia alho e óleo de pupunha, conserva artesanal de jambu e chicória, geleia de pimenta Nativas da região com castanha do Pará , pirarucu seco, pirarucu fresco, camarão, tucupi, mangarataia, alho, óleo de pupunha, macaxeira , quiabos, conserva de jambu e chicória, geleia de pimenta e castanha do Pará.

Ricardo Branches - SENAC

O Chef Ricardo Branches é Cozinheiro formado pelo SENAC Santarém, onde atua como instrutor, e também trabalha como autônomo.


No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, o Chef Ricardo Branches, apresenta o prato: "Mocorongo", que evidencia ingredientes como filé de peixe grelhado, farinha fina para farofa, feijão Santarém (manteiguinha) pré-cozido, bacon de pirarucu defumado em cubos, pupunha cozida, leite do coco, manteiga, creme de leite, queijo mussarela, camarão, pimenta dedo de moça, cebola, alho, azeite, pimenta do reino, tangerina, chicória, alfavaca, cebolinha, pimenta de cheiro, pimentão, Falso picles apimentado de limão caiano (biri-biri)


Rose Costa - Comunidade Ituqui

A Chef Rose Costa é uma autêntica cabocla da região do Ituquí. É uma agente cultural muito atuante na área do artesanato santareno e se especializou na utilização de produtos naturais da Amazônia. 

Aprendeu a cozinhar com a sua família e carrega consigo o amor pela culinária regional e na utilização das plantas e ervas do Tapajós para o preparo de seus pratos.


No Festival Gastronômico Cozinha do Tapajós, a Chef Rose Costa, apresenta o prato: Olha já! Pirarucu Pai D'égua, elaborado com os ingredientes como cupuaçu, pimenta, pirarucu, arroz, farofa com castanha, cebolinha, pimenta cheirosa, cheiro verde, salsa, milho, macaxeira, manteiga de garrafa, alho, mel de abelha e pimenta amarela local.








Fonte: Festival Gastronômico do Cozinha Tapajós, culinária santarena

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço