Breaking News

Elsevier lança livro escrito por Professor da UNICAMP sobre gerenciamento de recursos hídricos


O Brasil concentra 20% das reservas de água do mundo, segundo dados do Banco Mundial. Apesar da abundância, o país tem sofrido nos últimos tempos com graves crises hídricas causadas pela estiagem, uso desordenado e pela má gestão: 37% da água produzida é desperdiçada pelas empresas de abastecimento, de acordo com o mesmo órgão.

Entre 2014 e 2016 o Estado de São Paulo viveu a pior seca dos últimos 80 anos. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de nove milhões de pessoas na Capital e em dez municípios da região metropolitana, se esgotou, sendo necessário o bombeamento da água do chamado volume morto, reservatório de água situado abaixo das comportas das represas.

Em meio às discussões sobre o uso e gestão consciente da água, a Editora Elsevier lança o livro Gerenciamento de Recursos Hídricos – Conceituação e Contextualização, escrito pelo Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Antonio Carlos Zuffo. O autor foi coordenador do estudo de regras de operação do Sistema Cantareira durante a pior seca vivida em São Paulo e pela consultora em Recursos Hídricos Monica Soares Resio Zuffo.

O livro traz o que há de mais recente em pesquisa e discussão sobre gerenciamento destes recursos, além de contar com a nova legislação sobre Gestão e Uso dos Recursos Hídricos Nacionais. “É um livro importante para diversas áreas, como Engenharia, Política, Planejamento e Gestão das Águas, entre outras, já que ele se preocupa em não apenas trazer a legislação vigente, mas conceituar e contextualizar, com exemplos de gestão em diversos países do mundo, explicação sobre o clima, além de um estudo do caso do Sistema Cantareira”, ressalta o autor.

Gerenciamento de Recursos Hídricos – Conceituação e Contextualização é um livro atual, que também se destaca por possuir uma linguagem acessível, exercícios que ajudam a entender melhor o assunto, além de quadros-resumo e dicas.   

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço