Breaking News

HRBA estimula doação de órgãos e tecidos em Santarém

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, aderiu ao movimento “Setembro Verde”, realizado em todo o país, que busca estimular a doação de órgãos e tecidos. O Dia Nacional de Doação de Órgãos foi lembrado esta semana com uma programação coordenada pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que montou um espaço para orientar usuários, visitantes e colaboradores sobre a importância desse ato e mostrar como se dá o processo de captação e transplante. Ao longo do mês, várias ações foram realizadas com essa mesma finalidade.

A doação de órgãos e tecidos no Brasil ainda enfrenta diversas barreiras, que vão desde o desconhecimento da vontade do doador até a falta de informação acerca do processo de captação, por parte dos familiares. O HRBA está habilitado a fazer a captação de órgãos desde 2012. No entanto, o número de doadores ainda é muito baixo. Entre janeiro de 2012 e março de 2016, foram feitas 85 notificações de possíveis doadores, mas apenas nove se concretizaram. O principal motivo ainda é a recusa familiar. Em 29 casos, a família não autorizou a doação. Em 2015, foram 25 notificações, e nenhuma doação efetivada. O hospital já captou 49 órgãos.

Em 2016, apenas uma captação foi realizada. Um jovem de 19 anos teve morte encefálica e família tomou a decisão de doar os órgãos. O processo foi feito no dia 27 de fevereiro. “Para mim, é um gesto de solidariedade, que ajuda a salvar a vida de outras pessoas. Eu e minha esposa decidimos doar os órgãos do nosso filho porque isso é antes de tudo um ato de amor. Espero poder receber um abraço dessas pessoas que foram beneficiadas, que é uma forma de saber que a vida do meu filho valeu a manutenção de outras vidas”, conta Paulo Pinto.

Atualmente, somente no HRBA, existem 187 pacientes renais crônicos, para os quais a única solução é o transplante. Mas para mudar a realidade de quem espera por esse procedimento é preciso também mudar a forma de pensar da sociedade. “O grande problema é a sensibilização das famílias sobre a importância de ajudar ao próximo, mostrando que um único doador pode beneficiar mais de quatro pacientes”, explica a diretora Técnica do HRBA, Lívia Corrêa e Castro.

Processo de doação

Para que uma doação seja concretizada, a família do doador deve autorizar o procedimento. Por isso é importante expressar, em vida, o desejo de doar órgãos e tecidos. A recusa familiar tem sido fator determinante para que o número de doações permaneça baixo.

A Organização à Procura de Órgãos do HRBA tem investido na conscientização da população e na detecção mais rápida e precisa dos casos de mortes encefálicas, que é a parada definitiva e irreversível do cérebro e tronco cerebral, provocando em poucos minutos a falência de todo o organismo.

Transplante

O Hospital Regional de Santarém já realizou todas as etapas necessárias à implantação do serviço de transplantes, o que deverá ocorrer ainda neste ano. O primeiro passo neste sentido foi o credenciamento pelo Ministério da Saúde. A unidade expandiu os leitos de terapia intensiva, já conta com uma equipe treinada e com um ambulatório pré-transplante. “O HRBA caminha a passos largos para ser uma referência, também, no tratamento de renais crônicos. A expectativa é que ainda neste segundo semestre tenhamos o serviço de transplante de rim implantado no hospital, o que garantirá o fim das sessões de hemodiálise para vários pacientes”, afirma o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Um desses pacientes é Raimundo Alaildo, de 50 anos, que faz hemodiálise há quase seis anos no HRBA. Ele vai receber um rim do irmão. "Receber esse rim é a minha única esperança para poder sair da máquina e voltar à vida normal", diz.

Para o nefrologista e coordenador de Transplantes do HRBA, Emanuel Esposito, é preciso que a população se envolva e acredite que a doação é importante para salvar vidas. “Hoje você pode estar bem, mas amanhã quem garante que não será mais um a precisar de um transplante? Isso é o que chamamos de ciclo vital da sociedade. Ela demanda e é a própria sociedade quem tem que responder”, argumenta Esposito.

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O hospital é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do oeste paraense.

Fonte: Hospital Regional do Baixo Amazonas -Dr. Waldemar Penna (Santarém)-HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço