Breaking News

Empresas de polpa de frutas recebem registro da Adepará

Mais dois estabelecimentos de processamento de polpa de frutas, um de Mojuí dos Campos e outro de Santarém, receberam nesta terça-feira (20) o título de registro concedido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Com o documento, os locais estão aptos a comercializar seus produtos em todo o Estado.

Os títulos foram entregues pela gerente de Produtos Artesanais de Origem Vegetal da Adepará, Karen Belfort, aos proprietários Itamar Rabelo da Silva, da polpa Bom Sabor, de Mojuí dos Campos, e Jaime Caliman, da empresa Caliman, de Santarém. “Os locais agora podem iniciar a comercialização da sua produção com a segurança de que foram fiscalizados pela Adepará e que seus produtos têm qualidade, pois cumpriram todo o processo de produção corretamente”, explica Karen Belfort.

Com a autorização de funcionamento dos estabelecimentos, o Pará passa a ter cerca de 90 empresas artesanais habilitadas das áreas animal e vegetal. Segundo a gerente da Adepará, só da área vegetal são 32 estabelecimentos registrados, entre eles, de processamento de polpas de frutas, casa de farinha, castanha, entre outras.

Para o diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, a entrega dos certificados para as empresas é mais um passo da Adepará no auxílio aos produtores paraenses. “O Governo do Estado desempenha um importante papel para auxiliar os produtores a se certificarem. Com isso, ganham eles, que podem distribuir melhor seus produtos, e ganha o consumidor, que tem a garantia de um produto de qualidade”, explicou o diretor geral. “Sem contar a geração de emprego e renda para o Estado”, completa. Além da gerente da Adepará, participaram das ações os fiscais que atuam em Santarém, Paulo Ricardo e Raimundo Silva.

As ações voltadas para as empresas do setor também tiveram, no dia 16, uma palestra de Karen Belfort sobre a regularização de produtos artesanais de origem vegetal para os produtores rurais de Monte Alegre. “Foi um convite que nós recebemos do Sindicato Rural para ministrar palestra e realizar vistoria para orientação técnica de produtores de polpa de frutas e casas de farinha”, detalha Karen. No dia seguinte (17), cinco estabelecimentos que pleiteiam o registro da Adepará foram visitados e no dia 18, mais quatro casas de farinha. Todos em Monte Alegre.

Fonte: ADEPARÁ

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço