Breaking News

Axis amplia iniciativas para modernização de hospitais

Após adquirir a Cognimatics e lançar um videoporteiro para ambientes internos dos hospitais, a empresa desenvolveu um guia para os gestores de TI da área de saúde.

A Axis Communications, líder do mercado de câmeras de rede, quer ampliar ainda mais a sua atuação na área de saúde. Assim como o setor de hotelaria já tem utilizado câmeras para, além das questões de segurança, aprimorar a qualidade do atendimento ao cliente, a empresa identificou que também os estabelecimentos de saúde estão pouco a pouco importando esse conceito.

De olho nos hospitais mais avançados - que usam tecnologias de vídeo em rede, áudio e controle de acesso para aprimorar a gestão hospitalar e o serviço ao paciente, a Axis contratou Paul Baratta para o cargo de Gerente de Novos Negócios no setor de Saúde. 

Especialista em segurança no segmento de saúde, Baratta possui mais de 33 anos de experiência na aplicação da lei, segurança, preparação para emergências e vendas. O profissional atuará como especialista na América do Norte, mas contribuirá no desenvolvimento de projetos de diversas regiões, inclusive do Brasil.

Para demonstrar a amplitude das tecnologias para o setor, a Axis também desenvolveu um guia para gestores de TI da área de saúde. Intitulado “A grande sacada dos hospitais inteligentes”, o material está disponível para download gratuito no hotsite www.healthcareconectado.com  

Este ano, a Axis adquiriu a Cognimatics, especializada em analíticos de vídeo com aplicação em hospitais, como o TrueView Tail Gating, para detectar se uma pessoa com acesso a uma determinada área, como a Farmácia ou uma sala de cirurgia, entrou com alguém não-autorizado. Outro exemplo é o Wrong Way, analítico que gera um alerta quando alguém transita em sentido contrário ao permitido num hospital. 

Por adotar uma tecnologia aberta a integrações, a Axis continua trabalhando com um amplo conjunto de fabricantes de software, como a TechnoAware, que oferece um analítico de vídeo para detectar a queda de pacientes. 

Mais recentemente, a Axis lançou o A8105-E, um videoporteiro ideal para hospitais, clínicas, laboratórios e centros de reabilitação. Com menos de 5 centímetros de largura, ele permite liberar portas através de reconhecimento facial para pessoas cadastradas utilizando software de terceiros, ou via aplicativo para celular e telefone IP. O produto pode controlar a entrada em laboratórios, salas, UTIs e outras áreas de circulação restrita, reforçando a segurança com diversos pontos de controle no interior do prédio. 

Para a Axis, o momento é oportuno para esse conjunto de esforços porque muitos hospitais passaram a ver as câmeras de videomonitoramento como um dispositivo versátil dentro da rede de TI, junto com outros elementos conectados à rede, como sistemas de controle de acesso IP e sonorização IP. Esses hospitais pioneiros estão liderando uma transição tecnológica rumo a sistemas digitais – o campo de atuação da Axis. 

“No futuro, os hospitais terão câmeras de videomonitoramento que captarão dados de forma contínua para aferir riscos, gerar alertas automáticos, agilizar processos sem a intervenção humana, analisar grandes volumes de dados e cruzar informações como um verdadeiro cérebro por trás da operação hospitalar”, aponta Paulo Santos, Gerente de Soluções Enterprise para a América do Sul. 

O serviço prestado por clínicas, laboratórios e hospitais tem, em sua essência, recorrido aos mesmos equipamentos avançados e gerado resultados práticos bastante próximos. Cada vez mais, o diferencial competitivo se dá em termos de qualidade de serviço – um aspecto com o qual podem contribuir tecnologias já disponíveis de videomonitoramento, controle de acesso e sonorização. 

No Brasil, Hospital Albert Einstein utiliza câmeras da Axis para rigoroso controle de acesso
Considerado o mais avançado do Hemisfério Sul, o Hospital Albert Einstein é um dos principais clientes da Axis no setor hospitalar, com um moderno controle de acesso em todas as suas sete unidades. Todos os usuários têm o acesso permitido apenas mediante cadastro. Ao passar pela catraca, as câmeras de alto desempenho da Axis registram a imagem frontal do usuário, com imagem em alta resolução.  

Após esse registro mais completo na entrada, toda a movimentação do usuário pelos pontos de acesso, como portas e catracas, passa a ser acompanhada por outras câmeras da Axis. Para o operador na sala de controle, basta inserir no sistema o nome do usuário para obter todas as imagens de sua entrada, visualizando detalhes do rosto e seu aspecto geral, e todas as imagens seguintes – por onde ele passou, o que carregava consigo, se estava acompanhado e a que horas cada passo foi dado.

Sobre a Axis Communications
A Axis Communications oferece soluções avançadas de segurança para criar um mundo mais inteligente e seguro. Como líder do mercado de vídeo em rede, a Axis impulsiona a indústria através do lançamento de produtos de rede inovadores baseados numa plataforma de tecnologia aberta. A Axis tem relações de longo prazo com seus parceiros em todo o mundo para compartilhar conhecimento e desenvolver novos mercados. A Axis possui mais de 2100 funcionários dedicados em mais de 40 países e opera através de uma rede global de mais de 80 mil parceiros. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ Stockholm como AXIS.

Fonte: 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço