Breaking News

Candidatos à Prefeitura de Santarém participam de debate na TV Tapajós

Políticos do PSDB, PT do B, PSOL, DEM e PT participaram do encontro. Confronto foi promovido pela TV Tapajós na noite desta quinta-feira (29).

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Santarém antes do primeiro turno das eleições deste ano foi realizado pela TV Tapajós, na noite desta quinta-feira (29). Os cinco candidatos que concorrem ao cargo participaram do debate. A jornalista Cláudia Bomtempo, da TV Globo, que atualmente é repórter do Jornal Nacional foi o mediadora.  Durante o debate foram os candidatos fizeram perguntas uns aos outros e apresentaram propostas sobre temas variados. Entre eles: educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente, emprego e renda. (Veja como foi o debate bloco a bloco nos vídeos abaixo)
Alexandre Von (PSDB), Joaquim Hamad (PT do B), Márcio Pinto (PSOL), Nélio Aguiar (DEM) e Socorro Pena (PT) participaram do encontro.
As regras foram definidas em acordo com representantes de partidos políticos e a ordem dos candidatos ao governo municipal foi determinada em sorteio antes do debate. As perguntas foram feitas de um candidato ao outro, apenas com a condução da mediadora.
O debate teve quatro blocos de discussão e foi transmitido também pela Rádio 94 FM. No primeiro bloco, as perguntas feitas pelos candidatos tiveram temas livres. Cada candidato teve 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para as respostas, um minuto para réplica e um para tréplica. O segundo e o quarto blocos, contaram com temas determinados, sorteados pelo mediador. Já o terceiro, ocorreu de modo similar ao primeiro, com perguntas de tema livre. No quarto bloco, cada participante teve um minuto e meio para considerações finais.
Nas considerações finais, a candidata Socorro Pena agradeceu a oportunidade de poder participar do debate e reforçou as propostas dela. “Quero que neste processo para prefeito que as pessoas se apaixonem pela oportunidade que nós podemos dar de resolver problemas que a população vive. Quero ser uma prefeita que dá fardamento escolar, merenda escolar de qualidade, e que coloca a inclusão digital nas escolas e faz e conclui o Hospital Materno Infantil, e faz a escola de tempo integral acontecer. Eu quero ter a oportunidade nessa eleição no dia 2 de outubro, de contar com a sua confiança, com seu voto para que eu possa ser a prefeita de Santarém você se apaixonar pela cidade que você mora”.
Para encerrar a sua participação, o candidato Nélio Aguiar também agradeceu e pediu para a população acreditar na mudança. “No aperto de mão, no abraço carinhoso, no olhar que acredita na mudança. Quero falar com você que está indeciso, insatisfeito, você que se sente esquecido e abandonado no seu bairro e na sua comunidade. Você que sente a falta de diálogo do governo que não dialoga com o com a população. Quero pedir o seu voto, nos dê essa oportunidade de ser um prefeito em Santarém".
A jornalista Cláudia Bomtempo fez sorteio de temas de interesse da população para serem discutidos durante o debate (Foto: Adonias Silva/G1)
Debate em santarém foi mediado pela jornalista
Cláudia Bomtempo  (Foto: Adonias Silva/G1)
Joaquim Hamad aproveitou os últimos momentos do encontro para reforçar que não têm aliados e destacou o que pretende fazer pelo município. “Não sou financiado por grandes empresários, tenho propostas, quero passar para você o que quero fazer. Fiz uma campanha simples, humilde, sem nenhum tipo de bandeira. Quero dizer para você, confie o voto, que eu sou a única mudança de verdade. Vou criar o passe livre, fazer o bilhete único, construir o centro de abastecimento para gerar mais emprego e renda e agradecer o apoio, o carinho que tive em todos os lugares”.
Alexandre Von agradeceu o apoio recebido durante a campanha e reforçou a transparência do governo atual. “Quero dizer com toda tranquilidade que você terá na minha gestão novamente um governo austero e honesto, não terá denúncia de corrupção do meu governo como não teve nos três anos e oito meses que estou à frente da Prefeitura. Vou continuar fazendo um trabalho sério em beneficio a população de Santarém. Quero também reconhecer, não fizemos tudo. Impossível em três anos e oito meses, mas fizemos muito, avançamos. Eu não gostaria que esse trabalho se interrompesse aqui, por isso convido você, vença comigo domingo”.
Márcio Pinto, que é professor da rede estadual  fez uma comparação da vida real com a ficção e pediu que os eleitores analisem o voto com atenção.  “Amanhã essa casa vai finalizar uma novela em que uma professora vai ser eleita da cidade na ficção. Isso é muito relevante para nós porque a gente batalha naquele mesmo modelo que a gente vê na novela. A gente acredita que é possível um novo modelo de gestão, a gente acredita que existe uma outra forma de fazer política que não seja pautada nesse modelo que nós temos onde as políticas públicas não chegam até as pessoas, onde entra governo e sai governo e as coisas não mudam. A gente acredita sim que o novo é possível. A gente acredita na inteligência e sabedoria da população”.
Veja os especiais do G1 Santarém: “Da Boca do Candidato” e um “Jogo eleitoral” que ajuda o eleitor a saber com qual propostas mais se identifica. Leia mais na página especial de eleições 2016 em Santarém.
Veja como foi o debate na TV Tapajós bloco a bloco:




Fonte: TV Tapajós - Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço