Breaking News

Startup brasileira desenvolve aplicativo de marketing digital para campanhas políticas

A proposta é tornar as ações de comunicação mais dinâmicas, conectadas e com baixo investimento pelos candidatos.

            O contexto político e as novas regras impostas pelo sistema eleitoral brasileiro motivaram a criação de uma ferramenta de marketing aos candidatos pela startup Frameyou. Ainda não havia surgido uma solução digital para facilitar a atuação dos elegíveis e o momento das eleições municipais no Brasil, potencializou a oportunidade de desenvolver o aplicativo que ganhou o nome de “Meu Candidatto”.

            A ferramenta está disponível para Android e iOS e propõe, de forma simples e acessível, a personalização de frames, que é feita através de um aplicativo mobile integrado a uma plataforma web de controle. O aplicativo foi customizado e adequado às regras da legislação, que estão mais restritas se comparadas às eleições anteriores. O candidato ainda conta com o suporte oferecido pelo site, fanpage, vídeos e blog.

            Essas eleições, que estão com prazos e verbas mais curtas, os candidatos precisam, cada vez mais, repensar o jeito de fazer publicidade eleitoral. O “Meu Candidatto” facilita a aproximação com os eleitores de forma eficiente e viral com geração de conteúdo e fotos, acompanhados de contextos pré-definidos na plataforma web. O número de usuários da ferramenta é ilimitado, o que possibilita que os eleitores gerem conteúdo para as campanhas em suas redes sociais, potencializando as conexões entre os envolvidos.

            O planejamento estratégico da empresa foi desenvolvido, com base nas informações disponíveis pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste ano, mais de 500 mil elegíveis participam das eleições no país. As ações de marketing direcionadas aos candidatos pelas redes sociais e pelos demais canais de comunicação, garantiram que as informações chegassem ao conhecimento dos possíveis interessados, impactando aproximadamente 2,2 milhões de pessoas neste período.

            Com pouco mais de 30 dias no mercado, a plataforma conta com mais de 80 mil candidatos ativos. De acordo com o CEO da startup, Marcos Martins, “esse número superou as expectativas, tendo em vista o período dedicado à divulgação”. O produto foi lançado com um valor promocional de R$250 reais para os candidatos a vereador, R$500 reais para os candidatos a prefeito e com condições de pagamento facilitadas via cartão de crédito, boleto bancário ou depósito identificado como orienta a legislação.

             

Visão empreendedora

            O capixaba Marcos Martins apostou no desenvolvimento da startup, partindo da sua experiência de marketing político vivido no mercado tradicional. Em parceria com o CMO da empresa e responsável pela área operacional, Weslley Aguiar, ele sensibilizou uma equipe de desenvolvedores, designers, advogados e comunicadores para desenvolverem a ferramenta. “Foi fundamental perceber a lacuna desse mercado, aliado à agilidade e integração dos profissionais, que se dedicaram incansavelmente ao projeto”, observou.

            Em agosto deste ano, Marcos Martins esteve em Brasília para apresentar o “Meu Candidatto” para todos os partidos nacionais e políticos. Posteriormente, visitou o TSE para apresentar as funcionalidades e se colocaram à disposição da entidade para qualquer sugestão e oportunidade de parceria. “Felizmente, foi considerável o interesse dos membros da instituição, desde a área de tecnologia e estatística até a presidência”.

O Ministro Gilmar Mendes e equipe sugeriram algumas funcionalidades de suspensão automática, caso haja qualquer transgressão às leis eleitorais. “E isso garante credibilidade à ferramenta”, revelou Martins. Além disso, a Frameyou disponibilizou para o TSE um canal direto, caso a instituição detectassem alguma irregularidade ou recebessem qualquer denúncia.

            Os próximos passos serão a apresentação da startaup “Frameyou” aos dois principais partidos políticos dos Estados Unidos e promete esquentar ainda mais os ânimos da corrida presidencial, visto que lá a legislação é mais permissiva. As reuniões já estão agendadas para o mês de outubro. Democratas e republicanos poderão conhecer a ferramenta, que já é realidade no território tupiniquim e pretende revolucionar o jeito de fazer política nos quatro cantos do mundo.

Mais informações, acesse:

Fonte: Mayra Belem

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço