Breaking News

Rodízio de pneus ajuda na economia de combustível


Inversão de posicionamento possibilita o desgaste uniforme, o que traz reflexos na média de consumo. Um segredo é fundamental na relação entre os pneus do carro e a economia de combustível: o rodízio. Se você ainda não faz, está na hora de adotar essa medida simples. Além de ajudar na conservação dos próprios pneus e na suspensão do veículo, vai poupar o seu bolso na hora de abastecer.

Pneus em bom estado e calibrados corretamente podem reduzir o consumo em até 20%. Sim, isso é muito. Faça os cálculos dos gastos ao fim de um ano. E uma forma de conservá-los é fazer o rodízio no máximo a cada 10 mil quilômetros – além, claro, da calibragem correta e das revisões periódicas da suspensão. Essa recomendação é dada por todas as montadoras nos manuais do proprietário e por todas as fábricas de pneus. Consulte o manual de proprietário de seu veículo.

O modelo mais aplicado de rodízio nos carros com tração dianteira (a maior parte dos veículos no Brasil) é inverter os dianteiros com os traseiros do mesmo lado. Ou seja, o dianteiro esquerdo é trocado com o traseiro esquerdo. Isso, porém, pode variar conforme a tração do carro e o desenho do pneu. Por isso, procure uma empresa especializada ou uma concessionária na hora de fazer a troca para saber qual o método exato para o seu automóvel.

O fato consensual é que o rodízio, sim, é um grande aliado na economia de gasolina ou etanol. Se o pneu está gasto ou desalinhado, é arrastado em vez de rodar suavemente. Isso faz com que o motor sofra mais e o veículo aumente o consumo de combustível consideravelmente.

Desgaste irregular

O rodízio de pneus é recomendado para garantir o desgaste homogêneo dos pneus dianteiros e dos traseiros. Eles gastam de forma diferente, não importa a marca do carro. Geralmente, o desgaste é maior nos dianteiros pela tração, pela frenagem que é mais forte na frente e pelo peso do motor. Outro motivo é que na dianteira eles sofrem movimentos laterais nas curvas. Por isso, os dianteiros ficarão gastos bem mais rápido se não for feita a troca. Isso, em pouco tempo, terá influência na dirigibilidade do carro, o que afeta diretamente o consumo.

Quando fizer o rodízio, faça sempre balanceamento de rodas e alinhamento da suspensão. O alinhamento, aliás, é outro fator importantíssimo na conservação dos pneus. Qualquer desalinhamento na suspensão vai provocar desgastes na borracha, além de instabilidade no carro.

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço