Breaking News

Projeto do Pará concorre em premiação na área da justiça


A Susipe concorre com o projeto da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe).
Os três finalistas do Prêmio Innovare 2014, na categoria Prêmio Especial, se encontraram nesta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, com representantes do instituto para gravação de vídeos institucionais das práticas selecionadas. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) é uma das finalistas do Prêmio Especial, que é o grande destaque desta edição, com o tema “Sistema Penitenciário Justo e Eficaz”. A Susipe concorre com o projeto da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe). Entre os autores das práticas finalistas estão uma advogada, um juiz e um professor.

“Estamos muito felizes de chegarmos à final do Prêmio. Só de estarmos entre os três finalistas já é uma grande vitória. A Coostafe, sem dúvidas, é um belo exemplo de boa prática no sistema prisional brasileiro. Mais do que ganhar a premiação, nós queremos que o projeto possa ser utilizado como modelo para todo o país na geração de emprego e renda para detentos”, afirmou Carmen, autora do projeto e diretora do Centro de Reeducação Feminino (CRF) da Susipe.

No total, 111 projetos foram inscritos na categoria Prêmio Especial do Innovare 2014. O Pará concorre com os Estados de Pernambuco (PE) e São Paulo (SP) que apresentaram os projetos de ressocialização de adolescentes, através da educação (Case Jaboatão) e um sistema de apadrinhamento voluntário de presos, no qual casais prestam assistência aos detentos e suas famílias (APAC de Recuperação de Presos), respectivamente.

Para o professor Adalberto Marques, autor da prática finalista do Estado de Pernambuco, estar na final do Innovare 2014 é uma oportunidade única. “Pernambuco tem um dos melhores centros de reabilitação de menores do Brasil. Em Jaboatão, nós investimos na educação de cerca de 70 adolescentes infratores. Nós aproveitamos pra usar o que a ciência disponibiliza com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo e atrair a atenção deles. As aulas de robótica são um dos grandes diferenciais do projeto em que os meninos reaproveitam materiais que são jogados no lixo para a criação de robôs. Eles aprendem a partir do que eles fabricam. Com o projeto, nós criamos uma forma nova de assistir esses menores quando saem do sistema e chegamos a um resultado muito bom. Nós somos um forte candidato ao Prêmio”, brinca o professor.

Além dos Estados do Pará e Pernambuco, São Paulo também é um dos finalistas ao Prêmio Especial do Innovare 2014. O projeto Apac, de autoria do juiz de carreira, Silvio Marques Neto, é reconhecido internacionalmente pela Prision Fellowship International, órgão consultivo da ONU para questões penitenciárias. “O nosso projeto conta com a ajuda voluntária da comunidade. O projeto começou em 1973. Já são mais de 40 anos de luta. Eu tive a sorte de encontrar com um grupo de alunos da Faculdade de Direito de São José dos Campos que uma vez por mês decidiram fazer uma visita aos presos, como forma de estímulo. Foi então que surgiu o sistema Apac, que consiste em levar para dentro dos presídios voluntários que irão preparar o preso para o retorno à sociedade. Porque nós acreditamos que se ele não for preparado, se ele não retornar em condições de ser um cidadão útil e honesto, não adiantou nada a pena. Os voluntários se tornam padrinhos dos presos. Um dos principais resultados é a queda na taxa de reincidência, que hoje é de 13%, enquanto a média nacional é de cerca de 70%”, afirma o juiz.

Para a advogada Carmen Botelho, autora da prática finalista do Pará, a Coostafe tem como diferencial o empreendedorismo no sistema prisional. “A Coostafe é a primeira Cooperativa de mulheres presas no Brasil. Transformamos o lixo em luxo, a partir de materiais recicláveis. Mais do que a geração de emprego e renda pra essas mulheres, nós resgatamos vidas, a partir de uma simples oportunidade: o trabalho. Hoje, nós temos 25 presas cooperadas, com planos e sonhos pro futuro, através do empreendedorismo social”, garante a diretora do CRF.

Os vencedores do Prêmio Innovare 2014 serão conhecidos no dia 16 de dezembro, em Brasília. A cerimônia de premiação será realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Os inscritos concorrem nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial.

Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare é uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira. O objetivo é divulgar boas práticas e iniciativas inovadoras para a Justiça do país. O prêmio é concedido pelo Instituto Innovare, Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e conta com o apoio das Organizações Globo.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço