Breaking News

Veja o esquema de segurança dos Bombeiros, PM e SAMU para o Círio


80 bombeiros e 160 policiais militares acompanharão a procissão. Ambulâncias do Samu ficarão em pontos estratégicos durante trajeto.

Os órgãos de segurança de Santarém, oeste do Pará, farão um esquema de segurança diferenciado para o Círio de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no próximo domingo (23) no município. A coordenação do evento estima que este ano mais de 160 mil fiéis acompanharão a procissão.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros deverá destacar um efetivo de 80 militares, além de disponibilizar sete viaturas, entre elas três picapes móveis, que serão utilizadas para o transporte de pacientes; uma viatura de transporte de tropas, que servirá como posto de comando e ficará fixa na Avenida Tapajós próximo a Matriz; uma viatura de combate a incêndio que deverá dar auxílio no momento da homenagem dos estivadores onde uma grande quantidade de fogos de artifícios é utilizada e uma moto para o transporte de equipamentos e materiais.

Este ano a ambulância do Corpo de Bombeiros não vai operar devido a problemas no veículo. Segundo o subcomandante da corporção, major Paulo Costa, a falta do veículo será compensada com três picapes. Ao longo do percurso, em treze esquinas, equipes de apoio estarão disponíveis para atendimento aos caminhantes.

Segundo o major, as ocorrências mais comuns registradas durante a procissão são desmaios e desidratação, por isso ele aconselha: "a orientação é fazer alimentação adequada, leve, mas reforçada. Quem for caminhar toda procissão, deve usar roupas claras e folgadas, sapato confortável e durante o percurso deve se hidratar o máximo possível, e não ultrapassar o limite do próprio corpo", ressaltou.

Junto com os bombeiros, os emergencistas do Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes) atuarão como voluntários, principalmente no transporte de pacientes.



Polícia Militar

Cerca de 160 policiais militares farão a segurança durante Círio, segundo o comandante da Polícia Militar de Santarém, tenente coronel André Carlos Oliveira. Eles devem acompanhar a procissão durante todo o percurso, além de disponibilizar viaturas nas laterais das ruas por onde os fiéis passam.

“Este ano os militares não puxarão a parte da frente da corda, pois seriam muitos policiais empregados para fazer isso. Na corda das mulheres, na Caminhada de Fé, a PM estará acompanhando”, revelou Oliveira.

Segundo a PM, as ocorrências mais registradas durante o evento religioso são violência contra a mulher e furtos. O comandante da PM afirma que esses casos acontecem principalmente por conta da ingestão de bebida alcoólica. As ocorrências podem ser denunciadas para os policiais que estarão fazendo a segurança.

O comandante Oliveira demonstrou preocupação pelo dia anterior ao Círio, quando acontece a trasladação da imagem da igreja Matriz até a igreja São Sebastião, pois no mesmo dia será realizado o jogo entre São Raimundo e Gavião Kyikatejê, no estádio Colosso do Tapajós. A partida iniciará às 19h, com expectativa de oito mil torcedores e a trasladação começa às 18h30. “O nosso efetivo vai precisar se desdobrar para dar conta desses dois grandes eventos. Teremos em média 350 policiais trabalhando nesse dia e, assim que terminar a partida, os policiais irão se dirigir para a trasladação”, completou o comandante.

SAMU

Duas ambulâncias serão disponibilizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos compostos por uma equipe de enfermeiros e técnicos em enfermagem não terão locais fixos. Eles devem ficar em pontos estratégicos, acompanhando o rítimo dos fiéis.

1º Ponto: Avenida Rui Barbosa, com a São Sebastião, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa);
2º Ponto: Avenida Barão do Rio Branco com a Avenida São Sebastião;
3º Ponto: Travessa Antônio Justo com a Avenida São Sebastião;
4º Ponto: Avenida Cuiabá com a Avenida Tapajós.

A partir do último ponto, as ambulâncias acompanharão a procissão até a chegada. Os fiéis também contarão com o Pronto Socorro Móvel que ficará próximo à igreja da Matriz.

Segundo o enfermeiro do SAMU, Tiago Tapajós, as maiores ocorrências durante a caminhada são de hipoglicemia e mal estar, decorrentes da alimentação e vestimentas inadequadas: "Ficaremos com uma ambulância também na base do Samu e se precisarmos de mais uma para qualquer eventualidade, faremos o acionamento. É importante ficar uma na base para cobrir as ocorrências no restante da cidade", esclareceu.

Serviço

Telefones de Emergência
190 - Polícia Militar
192 - SAMU
193 - Corpo de Bombeiros
199 - Defesa Civil

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço