Breaking News

Em Santarém, começam preparativos para Agrifal 2014


Evento sobre agricultura familiar inicia na quinta-feira (27). Feira contará com 105 estandes e 500 mil produtos em exposição.

Os preparativos para a 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), que neste ano será em Santarém, oeste do Pará, já começaram. O evento, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará, inicia na quinta-feira (27) e se estende até o domingo (30), no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade. Na ocasião, também será realizada a Feira Flor Tapajós 2014.

Durante quatro dias, Santarém receberá agricultores de diversas regiões do Pará. De acordo com a organização, o evento vai disponibilizar boas oportunidades para comercialização de produtos e serviços. “Das oportunidades de comercialização na feira, a gente espera em torno de aproximadamente R$ 1 milhão e aí a gente gira tanto na comercialização direta quanto na prestação de serviço e todo o ciclo que vai estar envolvido para a organização e produção da feira”, destacou o extensionista rural da Emater, Márcio Nagaishi.

Saiba mais:


A Agrifal e a Feira Flor Tapajós têm a finalidade de contribuir com o aprimoramento da organização e da produção agrícola familiar paraense e a realização de capacitações da mão de obra. “As duas feiras acabam sendo multifuncionais. Tanto oportuniza a comercialização, como oportuniza a capacitação dos agricultores que vão circular por aqui, participando de cursos, oficinas, palestras e mostras tecnológicas, onde vamos estar mostrando algumas tecnologias de produção agrícola, bem como tecnologias sociais que podem ser replicadas aos outros agricultores que ainda não praticam”, contou Nagaishi.

A feira contará com 105 estandes e 500 mil produtos da agricultura familiar em exposição, que vão desde flores tropicais, frutas in natura, hortaliça, mandioca, artesanato e biojoias.

A floricultora Janilda Oliveira vai expor 50 espécies de plantas durante a feira. “Vai ser bem variada. Desde flores a cactos, tem que ser bem variada para chamar atenção de todo mundo”, disse.

De acordo com a Emater, o evento também terá a trilha do conhecimento que estará montada em um espaço de 500 m², por onde devem passar, por dia, quatro grupos de 30 pessoas, pertencentes a 32 comunidades de Santarém. Ao todo, serão sete estações: cultivo do abacaxi, cultivo do limão tahiti, hidroponia, piscicultura, extrativismo da castanha do Pará, processamento do cacau e banana e tecnologias sociais.  O objetivo é mostrar ao público que é possível cultivar mais de um produto.

A expectativa é que 20 mil pessoas visitem a Agrifal. O principal objetivo do evento é divulgar e valorizar o trabalho dos pequenos produtores rurais da região. Além de exposições de produtos, haverá palestras, cursos, oficinas de diversos temas e programação cultural. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e comprar produtos em exposição.


Fonte: g1/santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço