Breaking News

Internauta de Santarém recebe e-mail falso do MPF e alerta população


Mensagem convocava para uma audiência e pedia para baixar anexo. MPF-PA orienta a não clicar nos links e apagá-los imediatamente.

O internauta Adailton de Jesus denunciou por meio do VC no G1 que recebeu uma mensagem falsa por e-mail, supostamente identificada como sendo do Ministério Público Federal (MPF), convocando-o para comparecer a uma audiência. Segundo ele, a mensagem indicava que o documento oficial estaria em anexo.

Ao clicar no link o internauta foi direcionado para o endereço 'receitadomestredosmagos.com.br’. “Olhando rápido, a gente pensa que é uma mensagem oficial, pois tem aquele brasão do MPF, mas quando clica no link vai para outra página”, revelou Adailton.

Por ser instrutor de informática, o internauta reconheceu que a página poderia baixar vírus que roubam informações pessoais das vítimas. A intenção do internauta ao fazer a denúncia ao fazer a denúncia foi chamar a atenção da população santarena para que não clique nos e-mails maliciosos.  “O mais comum é o phishing, que visa roubar informações pessoais inclusive dados bancários das vítimas”.

Nota da redação: O G1 fez contato com a assessoria do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) e o órgão informou que só entra em contato por e-mail com pessoas que ofereceram algum tipo de denúncia ao MPF. A comunicação acontece com a finalidade de informar  andamento do processo. Na página do MPF na internet, o órgão afirma que não envia informações por e-mail e orienta população a não abrir links e a apagá-los imediatamente.

No comunicado oficial, o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil (Cert) do MPF informa que as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.

Leia o comunicado completo aqui.

Para enviar fotos, vídeos e notícias ao VC no G1 clique aqui.

Fonte: g1/santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço