Breaking News

Agrifal e Flor Tapajós começam em Santarém com grande expectativa de negócios e qualificações


Começou na noite desta quinta-feira (27), no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, em Santarém, no oeste do Pará, a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e o Flor Tapajós, promovidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Os eventos, que têm o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), tem expectativa de público de 20 mil pessoas até o domingo (30). O volume de negócios está estimado em R$ 5 milhões, tanto em vendas diretas como negócios futuros.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes o presidente da Emater, Humberto Balbi Reale Filho; o secretário estadual de Agricultura, Andrei Castro; o secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, David Leal, representando o governador Simão Jatene; o prefeito de Santarém, Alexandre Von; a consulesa do Suriname, Claudia Irene Zectuik, além da representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Marilene Rodrigues Rocha.

As feiras entusiasmam o público pela diversidade de produtos e vasta programação técnica. O presidente Humberto Reale destacou o empenho dos servidores e agradeceu o envolvimento de todos os órgãos parceiros na realização do evento. “Santarém vive um momento de pleno desenvolvimento de suas cadeias produtivas e o compromisso do Governo do Estado é dar o apoio necessário para que todos os produtores fortaleçam suas produções e recebam investimentos e suporte técnico”, disse.

Reale explicou que a realização da Agrifal em Santarém é uma demonstração do compromisso com os produtores do município e também da região, já que Santarém é um polo da agricultura familiar. “Nós queremos potencializar as cadeias produtivas da região e a feira é uma ótima oportunidade para garantir negócios para os produtores que vivem dessas culturas”, disse Reale, ressaltando ainda que a Emater quer expandir o horizonte de opções das culturas, sobretudo aquelas pouco exploradas. Ele destacou, por exemplo, a goiaba, que dá muita rentabilidade para os agricultores familiares, mas é pouco explorado, além de outros cultivos.

Outro grande atrativo do evento é a diversidade de espécies de flores e folhagens e plantas ornamentais. Durante as feiras, serão realizadas oficinas com especialistas vindos até de São Paulo, que apresentarão técnicas sobre os cuidados dessas plantas e ornamentação. “Temos uma programação vasta e que agradará a todos os gostos. É importante ressaltar que a feira pretende também oferecer oportunidade de negócios para nossos produtores para que eles potencializem suas produções e se fortaleçam neste segmento, que cresce a cada ano”, finalizou o presidente da Emater, antecipando que a quarta edição da Agrifal será realizada no município de Marabá.

O prefeito Alexandre Von lembrou que o projeto para trazer a Agrifal para a cidade partiu de uma conversa com a presidência da Emater e um desafio aceito. Ele reforçou que todos os esforços junto ao Governo do Estado foram feitos para garantir o sucesso do evento. Para ele, há uma grande expectativa por parte dos floricultores, já que o segmento está se expandindo e ganhando mercado no município.

Todos os estandes estão montados e os 105 expositores preparados para receberem o público. Este ano, 10 caravanas vindas de vários municípios da região participam desta edição da Agrifal. Os agricultores representam diversos segmentos das cadeias produtivas do oeste paraense, um momento ímpar para potencializar a agricultura familiar e ao mesmo tempo oportunizar negócios aos produtores da região.

Entre as caravanas convidadas para os eventos está a do Suriname, que se faz presente com cinco representantes. Os produtores estrangeiros vão apresentar trabalhos desenvolvidos no campo, com destaque para o cultivo de arroz e banana, além da pesca. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pescaria do Suriname, Mário Yspol, reforçou a importância da feira e disse que há, por parte dos produtores, uma grande preocupação com relação à produção de alimentos, levando em conta a segurança alimentar.

A expositora Helen Miranda, dona de uma floricultura em Santarém, participa do Agrifal pela segunda vez. Ela conta que na primeira edição, os resultados foram satisfatórios e contribuíram para a expansão dos negócios da empresa, que trabalha com jardinagem, poda, gramado, venda de flores e mudas de plantas. “Este ano, as expectativas são as melhores possíveis, pois já deu para perceber a diversidade de produtos e muitas novidades que serão apresentadas durante o evento. Estou muito ansiosa e espero fechar muitos negócios durante a feira”, vislumbra.

O entusiasmo de Helen Miranda é notado também em outros produtores, que desde o início da semana começaram a chegar à cidade para montar seus estandes e preparar os produtos para exposição. O principal objetivo da Agrifal e do Flor Tapajós é divulgar, potencializar e valorizar o trabalho dos pequenos produtores rurais da região. Na programação constam ainda palestras, cursos, oficinas de diversos temas e programação cultural. Pelo menos 500 mil produtos serão colocados à disposição do público. As feiras abrem para o público a partir das 14h e seguem até as 22h, com entrada franca.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço