Breaking News

Em Santarém, Semana da Conciliação vai analisar 242 processos


Ação acontece até esta sexta-feira (28). Semana é dedicada a buscar acordos de forma mais rápida entre as partes.

A Semana da Conciliação em Santarém, oeste do Pará, deve analisar 242 processos até esta sexta-feira (28), conforme informação do juiz titular da 1ª Vara Cível, Valdeir da Costa. A ação é dedicada a buscar acordos entre as partes para desafogar a Justiça.

As audiências estão sendo realizadas em forma de mutirão desde a segunda-feira (24), no Fórum da Comarca de Santarém. Diante do juiz, as parte tentam chegar a um acordo de forma mais rápida e benéfica para os envolvidos. “A audiência de conciliação é muito vantajosa para ambas as partes porque evita custos, se resolve mais rapidamente e para os juízes também, porque tem uma produtividade maior. A maioria dos casos é processos cíveis e ações de indenizações, de cobranças”, explicou o juiz titular da 1ª Vara Cível, Valdeir da Costa.


De acordo com o juiz, durante a audiência de conciliação é marcada uma nova data para instrução de julgamento. “Nas audiências de conciliação nós já saneamos o processo, deferimos as provas, as testemunhas e marcamos a audiência de instrução de julgamento, já fica definida uma data para se resolver definitivamente o caso”, informou.

O advogado Cláudio Araújo apresentou causas de clientes para serem decididas durante a Semana Nacional de Conciliação. Para ele, a ação significa redução de tempo e custos. “Você já pensou um processo perdurar por uma faixa de 10 a 20 anos? E agora é uma oportunidade de as partes tentarem uma conciliação da melhor maneira possível, para que não se desgaste nenhuma das partes. Tem casos aqui que até as partes já desistiram anteriormente, outros já até faleceram e ficou pendente o processo. Agora, os processos podem ser agilizados”, disse.

Atualmente, em todo o Brasil, 100 milhões de processos estão em tramitação no judiciário brasileiro. Para reduzir esse número, tribunais de todo o país estão fazendo audiências de conciliação.

Fonte: G1/Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço