Breaking News

Emater organiza grupo de trabalho para atuar em São Domingos do Araguaia


No município de São Domingos do Araguaia, região sudeste do Estado, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizam o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) das comunidades Água Fria e Vila Santana, atividade da Chamada Pública do Leite, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que prevê o atendimento de 45 famílias. No dia 20 de novembro, 15 famílias da comunidade Água Fria participaram da reunião e no próximo dia 11 de dezembro, será a vez da comunidade Vila Santana, com a participação de 30 famílias.

A comunidade Água Fria fica a cerca de 40 Km da sede do município. Uma área de terra ainda não regularizada, mas na qual que as famílias já vivem e produzem há muitos anos. No diagnóstico foram avaliadas as questões ambientais, sociais e produtivas.

Segundo o técnico em agropecuária da Emater, Rudinei Magalhães, a produtividade do leite está em três litros por cabeça ao dia, quando no mínimo teria que estar em oito litros. Verificamos a falta de higienização correta nas ordenhas e de manejo das pastagens. Além do desrespeito às leis ambientais, como o uso total da área, sem guardar as áreas de reserva.

Na próxima semana, os técnicos da Emater retornam à comunidade para expor às famílias tudo o que foi observado. O intuito é sinalizar as questões apontadas, elencar as prioridades e estabelecer os órgãos responsáveis para a solução dos problemas. “Recebemos demandas como a falta de energia na comunidade, a necessidade da regularização da terra, questões ligadas à saúde e educação e organização social. Para isso, vamos convidar os outros atores para compor um Grupo de Trabalho e, assim, promovermos o desenvolvimento dessas famílias”, afirmou Rudinei Magalhães.

No próximo dia 11, os técnicos da Emater seguem para a comunidade Vila Santana, a 33 km da sede de São Domingos do Araguaia, onde outras 30 famílias participarão de reunião para elaboração do DRP deles. “As condições desses pecuaristas é um pouco diferente. Lá a área já é titularizada e já possuem energia elétrica, mas faremos as mesmas perguntas para assim termos um trabalho bem conduzido”, avaliou.

Cerca de 80% das famílias do município têm o rendimento baseado na economia leiteira. “São Domingos do Araguaia faz parte da bacia leiteira do sudeste do estado. Trabalhar com essas famílias oportunizará um melhoramento da cadeia produtiva, que é o objetivo central dessa Chamada Pública do MDA que a Emater venceu”, disse o técnico da Emater.

Fonte: Pará-EMATER

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço