Breaking News

Círio da Conceição mobiliza milhares fiéis em Santarém


Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 200 mil fiéis participaram do Círio da Padroeira dos santarenos. Para quem participou do 96º Círio de Nossa Senhora da Conceição, na manhã de domingo, 23, em Santarém, no Oeste do Pará, a data representou um dia de agradecimentos a Maria, Mãe de Jesus, pelas graças obtidas, durante o ano de 2014. Segundo o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), aproximadamente 200 mil fiéis participaram do Círio da Conceição.

A programação teve início por volta das 6h, com a missa dos cordeiros, na Praça de São Sebastião. Acompanhada de centenas de fiéis, a celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Santarém, Dom Flávio Giovanale. Cerca de cinco horas antes da celebração, centenas de fiéis participaram da vigília, aguardando a missa para prosseguir em caminhada pelas ruas de Santarém.

“Participei para agradecer primeiramente pela família maravilhosa que tenho, por todos estarem com saúde, e para agradecer pela minha vitória. Prometi a Nossa Senhora da Conceição, que se eu conseguisse concluir minha faculdade, para o resto de minha vida irei todos os anos fazer esse trajeto em agradecimento. Hoje estou formada, depois de tanto sacrifício, mas não desisti em nenhum momento do meu sonho, a partir desse ano e de todos daqui pra frente, estarei em devoção à Maria”, declarou a estudante Anna Maria Lins.

Após o encerramento da missa por volta de 7h, iniciou-se a caminhada do Grande Círio, onde milhares de fiéis percorreram aproximadamente 7 quilômetros, nas principais avenidas de Santarém, entre elas, São Sebastião, Cuiabá e Tapajós.

Durante o trajeto, os fiéis louvaram a Mãe de Jesus. “Pela primeira vez vejo uma manifestação de fé tão bonita, às vezes a pessoa só lembra de pedir as coisas, mas esquece de agradecer. Com essa caminhada percebi que todos agradeceram pela vida e conquistas alcançadas. Acompanhei com minha família, o Círio de Nossa Senhora da Conceição”, disse a universitária Júlia Muniz.

Dezenas de pessoas não fizeram o trajeto, mas participaram da romaria, oferecendo água aos fiéis. Os voluntários se emocionaram quando viram a multidão de fiéis agradecendo a Nossa Senhora da Conceição.

Ainda ao longo do percurso, os fiéis se emocionaram ao ver ruas ornamentadas e homenagens a Nossa Senhora da Conceição, por muitas famílias com músicas e imagens que estavam na frente de muitas casas.

A ornamentação de um trecho do bairro Santa Clara mobilizou muitas famílias. A Avenida São Sebastião também contou com decoração especial a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que há 20 anos é o pilar da ornamentação.

Já a tradição do Sindicato dos Estivadores de promover a queima de fogos, no cruzamento das avenidas Cuiabá e Tapajós, foi mantida neste ano. Há pelo menos 39 anos, esse ciclo é cumprido, e teve a durabilidade de 10 minutos. Seu colorido verde e vermelho encantou milhares de fiéis na grande demonstração de agradecimento.

“É uma emoção muito grande, principalmente quando cheguei perto dos fiéis que estavam na corda, desesperados pedindo água, assim como eles acreditavam que ia chegar até o fim da caminhada. Eu com muita garra e muita fé entregava a água, me esticava, levantava o balde para chegar até eles. Tudo foi muito rápido, usei o máximo da minha agilidade para ajudar a todos a matar a sede. Não só eu, mas minha família queria ajudar e vi o esforço de todos. Ficamos cansados, sujos, nossos pés doloridos, mas vale a pena pra Deus e Nossa Senhora da Conceição, nada é impossível. Nossa fé faz a gente acreditar que somos capazes de passar por desafios na vida, por obstáculos que nunca vamos estar sozinhos”, relata a dona de casa Catharina Figueira.

Os agentes de limpeza contratados pela Prefeitura fizeram o trajeto do Círio juntamente com os fiéis, logo após a passagem de todos, retirando o lixo despejados nas ruas.

Fiéis aguardavam a chegada da imagem da Santa a Praça da Matriz junto com a multidão de romeiros. A estudante de enfermagem Juliana Alcântara, fiel a Mãe de Jesus, disse que nesse ano não pode participar do trajeto, porque sofreu um acidente de motocicleta, então, aguardou a todos em frente à igreja Matriz. “A multidão de fiéis acompanhou, seja pedindo ou agradecendo uma graça alcançada, mas a devoção a Nossa Senhora da Conceição é maior do que qualquer cansaço”, declarou emocionada Juliana.

Por volta de 10h45, a berlinda da Santa, em frente à Praça da Matriz, foi recebida com o Hino da Festa de Nossa da Conceição. O final da caminhada foi marcado pela celebração da Santa Missa. Depois de quase quatro horas do percurso, fiéis se sentiram agraciados por participar da grande homenagem a padroeira da Diocese de Santarém, Nossa Senhora da Conceição.

Por: Sabrine Dalazen (estagiária)

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço