Audiência em Santarém vai discutir greve dos servidores de educação
Sessão será na quinta-feira (9) na Câmara Municipal. Greve já dura 12 dias. Servidores querem PCCR, infraestrutura, entre outros.
Uma audiência pública vai discutir na quinta-feira (9), na Câmara de Vereadores, a situação da greve dos servidores da rede estadual de ensino de Santarém, oeste do Pará. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), subsede de Santarém, serão abordados assuntos que costam da pauta de greve específica do município.
De acordo com a coordenadora local do Sintepp, Izabel Marinho, o objetivo é chamar a atenção da sociedade local para o descaso do governo, bem como acelerar as ações para a resolução dos problemas. “Teremos uma outra audiência com o governo na quarta-feira (8) onde vamos estar encaminhando um representante do Sintepp e esperamos que, a partir desse dia, possamos ter uma atenção maior por parte do governo, para que ele possa, de fato, se responsabilizar e cumprir com as demandas que constam na pauta de greve”, explica.
saiba mais
Ainda segundo Izabel, a audiência vai contar com apoio de órgãos e entidades locais para juntos discutirem propostas e cobrar mais agilidade nas negociações. “Estamos em um momento muito delicado, enfrentando essa greve e não temos uma posição do governo para que esse movimento possa terminar. Gostaríamos de convidar a comunidade escolar para também participar para ficar a par dessa discussão, desse momento que é tão importante para a questão da educação pública em nosso estado”, enfatiza.
A greve dos servidores da rede estadual de educação iniciou no dia 25 de março. Dentre as principais reivindicações estão: reforma das escolas, aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) voltado para funcionários de escola e resolução dos problemas na lotação dos profissionais em 2015. “Temos a questão do PCCR unificado, a reforma das escolas, eleição democrática, retroativo do piso de 2011, o reajuste do piso de 2015 e outros fatores específicos, inclusive a situação dos vigias para que eles possam ter a sua jornada de trabalho respeitada”, conclui Izabel.
Devem participar da audiência representantes da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes dos estudantes da rede estadual. O evento é aberto ao público e inicia as 9h. A Câmara de Vereadores de Santarém fica localizada Avenida Dr. Anysio Chaves, 853, bairro Aeroporto Velho.
Fonte: Santarém
Nenhum comentário
Postar um comentário