Breaking News

APA Triunfo do Xingu recebe equipamentos para manuseio da terra e extração do óleo de castanha

Dois micro tratores e duas máquinas extratoras de óleo de castanha-do-pará foram entregues à Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX) nesta quarta-feira, 29, por intermédio da Gerência da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

Com o auxílio das máquinas, os pequenos produtores reduzirão os esforços braçais no trato com a terra, ao mesmo tempo em que poderão aumentar a produção no campo. O uso das máquinas usadas para extrair óleo da castanha representa uma nova alternativa para beneficiamento do fruto, que agora poderá ser usado para a produção de óleo. “Com essa diversificação aumentam os lucros e, consequentemente, melhora a qualidade de vida dos produtores, que é um dos objetivos da APA”, explica Socorro, Gerente da ATX.

Após a visita ao local, foi realizada uma cerimônia de formalização no auditório da Praça Ceus, em São Félix do Xingu, onde foi assinado o “Termo de Cessão de Uso” dos equipamentos. O evento teve a participação de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura das Prefeituras de São Félix do Xingu e de Altamira, municípios que tem parte de seus territórios incluídos na Unidade de Conservação, e de outras instituições.

Além da entrega dos equipamentos, a ocasião foi propícia para apresentação da nova gerente da ATX, Maria Bentes, que assumirá a Região Administrativa do Xingu, em substituição à Socorro Almeida, destacada em medida administrativa para a Gerência da GRM (APA do Arquipélago do Marajó e Parque Estadual do Charapucu, em Afuá).

Na sequência os presentes asisstiram a uma palestra do Grupo “Centroflora”, sobre manejo do jaborandi e as possibilidades de coleta sustentável do vegetal, que possui o princípio ativo pilocarpina, utilizado no tratamento contra o glaucoma.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado Pará-IDEFLOR-BIO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço