Breaking News

Adobe reúne a indústria para impulsionar padrão aberto para assinaturas digitais baseadas em nuvem

Criação do Consórcio de Assinaturas Digitais – que tem a Adobe como líder e membro fundador – tem o objetivo de ser o precursor de assinaturas digitais abertas para dispositivos móveis e web.

Com foco inicial na União Europeia, movimento do grupo tem potencial de impacto global, com o aumento da procura por soluções digitais de alta segurança.

San José (Califórnia, EUA) – Em 1º de julho de 2016, um novo regulamento de assinaturas da União Europeia (eIDAS) passou a entrar em vigor, ajudando a abrir o caminho para a adoção global de assinaturas digitais seguras. Juntamente com este marco, a Adobe anuncia a instituição do Consórcio de Assinaturas em Nuvem com o objetivo de construir um novo padrão aberto para assinaturas digitais baseadas em nuvem por meio de dispositivos móveis e da web. O grupo é formado por líderes da indústria e organizações acadêmicas comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias para que qualquer pessoa possa assinar documentos digitalmente de qualquer lugar.

As assinaturas digitais são o tipo mais avançado e seguro da assinatura eletrônica e são cada vez mais utilizadas por empresas e governos em todo o mundo. No entanto, usar padrões compatíveis com assinaturas digitais hoje pode ser um processo complicado e demorado que mantém as pessoas amarradas às suas áreas de trabalho. Em muitos casos, as pessoas precisam de IDs baseados em certificados armazenados em um dispositivo físico, como um token USB ou smart card. Esta abordagem não atende às crescentes expectativas dos consumidores e das empresas por experiências simples e atraentes que funcionem em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Embora existam algumas soluções de assinatura digital baseada em nuvem, elas são proprietárias e fragmentadas, ao invés de uma proposta aberta que ofereça a possibilidade de escolha dos fornecedores de certificados. Como líder e membro fundador do novo consórcio, a Adobe está a colaborando com players da indústria para desenvolver um padrão aberto que disseminará a assinatura eletrônica mais segura do mundo para mais de sete bilhões de dispositivos móveis globalmente.

"A Adobe tem uma história de pioneirismo e evolução no segmento de padrões da indústria, como o PDF. Nós adotamos os padrões abertos e, quando não existiam, ajudamos a criá-los", disse Bryan Lamkin, vice-presidente executivo e gerente geral de Mídia Digital da Adobe. "Com mais de seis bilhões de transações eletrônicas de assinatura digital processadas ​​a cada ano através do Adobe Sign e do Adobe Document Cloud, estamos focados em direcionar a indústria de assinatura para a evolução. Hoje, em colaboração com o Consórcio de Assinatura em Nuvem, estamos orgulhosos de ajudar neste avanço para um padrão aberto de assinaturas digitais baseadas em nuvem".

Por que um padrão aberto é necessário?

O novo padrão criado pelo consórcio será fundamental para promover a transformação digital das empresas em escala global, dando a todos o acesso para garantir soluções de assinatura digital através de uma gama completa de aplicações em nuvem e em dispositivos móveis. Uma vez implementado, irá beneficiar os processos onde a identificação do signatário é crítica, tais como um requerimento de um casamento ou de licenças empresariais, benefícios de previdência social ou solicitar um grande empréstimo. Embora inicialmente focado na União Europeia, o Consórcio de Assinaturas em Nuvem visa construir uma rede global de colaboradores da indústria e pretende lançar novas especificações-padrão até o final de 2016, com as primeiras implementações baseadas em nuvem sendo lançadas logo depois.

O consórcio foi inspirado na necessidade de satisfazer os mais elevados requisitos de nível de Regulamentação da União Europeia para Serviços de Identificação e Fiabilidade (eIDAS), mas o seu impacto deverá ser global, com o aumento da procura por soluções digitais de alta segurança.

"A Adobe tem uma longa história de sucesso ajudando a estabelecer e impulsionar a adoção de padrões abertos", disse Melissa Webster, vice-presidente de tecnologias de conteúdo e mídia digital do IDC. "Um padrão aberto focado em assinaturas digitais baseadas na nuvem não só irá ajudar as empresas a economizar tempo e recursos, mas também vai ajudar a direcionar toda a indústria a evoluir com boas práticas que beneficiem a todos."

Além da Adobe, os membros fundadores do Consórcio de Assinaturas em Nuvem – que incluem fornecedores de assinaturas digitais baseadas em nuvem, provedores de serviços de fiabilidade, acadêmicos e organizações focadas segurança e padrões da União Europeia –, são:

Asseco Data Systems – Polônia
Intesi Group – Italia
Bundesdruckerei / D-Trust – Alemanha
Izenpe – Espanha
Cryptolog / Universign – França
Safelayer – Espanha
Docapost / Certinomis – França
SwissSign – Suiça
InfoCert – Itália
Graz University of Technology – Áustria
Intarsys Consulting – Alemanha
Unibridge – Noruega

   
Sobre o Adobe Document Cloud

A força motriz por trás da Adobe Document Cloud é o Acrobat DC, a melhor solução de PDF do mundo; o Adobe Sign, uma solução líder de assinatura eletrônica que permite que qualquer pessoa assine e envie documentos eletronicamente a partir de qualquer dispositivo; e poderosos aplicativos móveis companheiros. Mais de seis bilhões de transações de assinatura digital e eletrônicas são processadas através da Document Cloud por ano, incluindo empresas globais como AmerisourceBergen, Diners Club, JLL, The Royal Bank of Scotland e Verizon, que contam com a Document Cloud e o Adobe Sign para assinaturas eletrônicas rápidas, seguras e móveis. O Adobe Sign, o Acrobat DC e o Acrobat Reader habilitam assinaturas digitais que já cumprem os requisitos da eIDAS. A Adobe foi a primeira grande fornecedora de software que incorporou um suporte para as Lista de Confiança Europeia (EUTL, na sigla em inglês) para permitir a assinatura e validação de documentos usando CAs acreditadas pela União Europeia.

Links úteis:
·         Saiba mais sobre o Consórcio de Assinaturas em Nuvem
·         Saiba mais sobre a eIDAS
·         Saiba mais sobre o Adobe Digital Signatures e a Adobe Document Cloud
·         Saiba mais sobre o Consórcio de Assinaturas em Nuvem no nosso blog
·         Siga-nos no Facebook e no Twitter

Sobre a Adobe Systems Incorporated

A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br/

Informações para imprensa:

Adobe Systems Incorporated
RMA Comunicação
Rafael Bueno - rafael.bueno@rmacomunicacao.com.br - (11) 2244-5989
Cecília Ferrarezzi - cecilia.ferrarezzi@rmacomunicacao.com.br - (11) 2244-5967

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço