Breaking News

Infraero fechará Aeroporto de Santarém no período da noite

Aeroporto Maestro Wilson Fonseca
Aeroporto Maestro Wilson Fonseca ficará fechado das 23 horas até 06 horas da manhã. Após conclusão da reforma e ampliação da infraestrutura do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, de Santarém, a retração da economia nacional acabou por trazer uma triste realidade para os passageiros que utilizam o transporte aéreo para se deslocar em suas viagens. Em crise, e anunciando aos quatros cantos os prejuízos com a redução das demandas por vôos, as Companhias Aéreas que operam no Terminal de Santarém já realizaram o cancelamento de vários vôos.

Diante desta realidade, a Infraero de Santarém já solicitou à direção da empresa, que possa efetivar um novo horário de funcionamento. De acordo com a proposta, não haverá operação no terminal, no período entre 23 horas e 6 horas. Desta forma em vez de operar 24 horas, passará a operar apenas 17 horas. A medida começa a vigorar a partir do dia 1º de abril deste ano.

A população local, bem como os turistas que vêem a Santarém e cidades da região, ganharam uma estrutura ampliada, porém, com o cenário atual, acabará por ficar ociosa. Segundo a Infraero, a medida é necessária para melhorar gestão do Aeroporto, bem como reduzir custos operacionais.

AEROPORTO MAESTRO WILSON FONSECA: O Aeroporto de Santarém foi fundado em 31 de março de 1977, por meio do documento de absorção e/ou homologação e denominação oficial da Portaria nº 069/GM-5 de 09 de julho de 1975, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM, a fim de atingir uma das metas do governo federal na Amazônia, que era interligar a Amazônia aos demais estados brasileiros.

Em 31 de março de 1980, o aeroporto foi transferido à jurisdição da Infraero e em agosto de 2006, por meio da Lei nº 11.338, passou a ser denominado de Aeroporto de Santarém – Pará – Maestro Wilson Fonseca, em homenagem ao renomado poeta e compositor santareno. Na praça em frente ao Terminal de Passageiros há o busto do famoso maestro, esculpida em bronze pelo escultor retratista Henrique Hülse.

O aeroporto está localizado a 15 km de distância do centro da cidade e possui acesso facilitado pela Rodovia Fernando Guilhon. Em seu entorno, uma ornamentação paisagística especial mostra de forma marcante o portal de entrada da região, denominada de “A Pérola do Tapajós”.

O Aeroporto de Santarém possui importante papel no estreitamento dos laços com o restante do Brasil e do mundo, devido à sua localização geográfica, entre Belém e Manaus, é uma alternativa para voos internacionais. Além, de representar um grande instrumento para o desenvolvimento econômico e turístico da região.

A CRISE NO SETOR AÉREO: De acordo com informações das Companhias Aéreas divulgadas pela EBC, a demanda por vôos domésticos no Brasil recuou 3,1% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2015, segundo Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), criada pelas empresas Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip. Essa foi a sétima variação negativa consecutiva. A retração da demanda superior à da oferta pela quinta vez seguida revela, segundo a associação, o desaquecimento do mercado e mostra-se como limitador dos esforços do setor para preservar a ocupação dos vôos.

O total de passageiros transportados em voos dentro do País somou 7,2 milhões, um decréscimo de 0,7% sobre fevereiro do ano passado. Os números são a compilação das estatísticas de Avianca, Azul, Gol e Tam, responsáveis por 99% do mercado doméstico, segundo a Abear.

Para a associação, a sequência de resultados mensais negativos aponta para um resultado ruim para o ano de 2016. Considerados os 12 meses mais recentes (março/15 a fevereiro/16) comparados aos 12 meses imediatamente anteriores, a oferta tem redução de 0,3%, para uma demanda que recua 1%.

Em fevereiro, a participação do mercado doméstico por empresas ficou distribuída da seguinte forma: Gol (36,24%), Tam (35,71%), Azul (16,71%) e Avianca (11,33%).

CARGAS: As associadas Abear transportaram 22,6 mil toneladas de cargas no mercado doméstico no mês de fevereiro, ou seja, 8,3% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. Na mesma base de comparação, nos voos internacionais, a carga total movimentada cresceu 38,7%, chegando a 16,6 mil toneladas.

Em 12 meses, o mercado doméstico de cargas caiu 9,5%, enquanto mercado internacional cresce 7,3%. Os números abrangem as operações de Avianca, Azul, Gol, Tam e Tam Cargo.

Por: Edmundo Baía Filho

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço