Breaking News

Hospital Regional de Santarém já reaproveita 25% do lixo orgânico gerado pela unidade

Pró-Saúde
Joab Ferreira
Tel.: (93) 2101-0700



Em outubro de 2015, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) implantou um projeto ambiental pioneiro na região, com objetivo de reaproveitar o lixo orgânico gerado pela unidade. Menos de seis meses depois, 25% dos resíduos já deixaram de ser despejados no aterro sanitário municipal para se transformar em adubo para a horta da unidade. Atualmente, são cultivadas matrizes de batata doce, caruru e macaxeira, além de ervas, como capim santo, erva doce e hortelã.

O Hospital Regional gera uma média mensal de quatro toneladas de lixo orgânico. Com o projeto de compostagem e horta, quase uma tonelada é reutilizada. “Nada melhor do que pensarmos na sustentabilidade, aproveitando esse resíduo para fazer o adubo e utilizá-lo na nossa horta. Assim, vamos produzir alimentos para termos variedade e qualidade, tanto para nossos pacientes quanto para colaboradores”, explica a coordenadora do projeto, Ádrea Moreira.

A compostagem é um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. O material não causa odor, portanto, não atrai insetos e roedores, que podem ser vetores de doenças. O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de instituições de ensino superior de Santarém, que envolvem estudantes de agronomia e gestão ambiental.

Em 2013, o HRBA recebeu a premiação Amigo do Meio Ambiente, por suas ações de sustentabilidade. Em 2015, recebeu placa comemorativa em reconhecimento aos esforços voltados para a redução dos impactos ambientais, fornecida pelo Projeto Hospitais Saudáveis. O HRBA é uma instituição pública de saúde, administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Campanha de doação

Para expandir o plantio na área do hospital será realizada uma campanha de doação de mudas e sementes entre os dias 30/03 e 01/04. Uma equipe ficará responsável para recolher as doações, que poderão ser feitas, durante esses dias, no hall do elevador principal da unidade. As sugestões incluem verduras (a exemplo do jambu, rúcula, cebolinha), legumes (quiabo, maxixe, jerimum, entre outras), ervas medicinais (cidreira, capim santo, boldo, etc.), plantas ornamentais (hibisco, onze horas, alamanda) e frutíferas (maracujá, mamão, acerola.).



Galeria de fotos:

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço