Breaking News

HRBA promove interação entre pacientes oncológicos


Pró-Saúde
Joab Ferreira
E-mail: ascom@hrbaprosaude.org.br
Tel.: (93) 2101-0700



O tratamento oncológico é desgastante e longo. Geralmente os pacientes lutam, por anos, contra a doença, passando por sessões de quimioterapia, radioterapia e procedimentos cirúrgicos. O hospital torna-se a segunda cada dessas pessoas. E, para tentar tornar esse ambiente cada vez mais aconchegante, a equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realiza diversas ações com esse público. Na última quarta-feira, 23/03, foi realizada uma roda de conversas entre os pacientes e a equipe hospitalar. As pessoas puderam compartilhar as suas experiências e conhecer mais profundamente os colegas e vizinhos de quarto. O encontro também teve participação musical.

Marinete Sousa, de 61 anos, está em tratamento há mais de três anos contra um câncer de colo de útero. Ela aprovou a ideia da ação. “Eu achei maravilhoso. Hoje eu saí daqui e fiquei lá acompanhando, cantando os pedacinhos das músicas que eu sabia. Eu espero que isso continue para gente poder se divertir”. Marinete também fala da importância de criar laços com os outros pacientes. “A gente vai se entrosando e forma aquela família. É muito bom, porque as pessoas trazem coisas boas e a gente vai tirando da cabeça essa coisa de doença. É melhor pensar em viver, conversar coisa boa. Eu considero uma privilegiada em poder estar no meio dessas pessoas”, conta a paciente oncológica.

A ideia partiu do setor psicossocial do hospital, e foi realizada em conjunto com a equipe multiprofissional da oncologia. “Os pacientes ficam internados aqui durante um longo tempo e não é bom que fiquem sem realizar atividade. Eles têm um tempo maior do que qualquer outro tipo de especialidade. Daí surgiu a ideia de fazer um evento que eles pudessem conversar, cantar, para que saíssem da rotina”, diz a enfermeira Poliana Lessa.
Essa troca de experiências pode contribuir com o tratamento, porque os pacientes sentem que não estão sozinhos, e que outras pessoas enfrentam os mesmos problemas – ou até mais graves. “Por nossos pacientes terem um quadro clínico um pouco mais grave que de outras unidades, eles se resguardam muito no leito. Então é todo um trabalho para gente tentar tirá-los do quarto. E essa foi a ideia, de trazer uma pessoa para tocar violão e cantar com eles, interagindo assim. E a gente conseguiu”, compartilha o técnico de enfermagem Henderson Silva.

Hospital
Público e gratuito, o HRBA é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência para mais de 1,1 milhão de pessoas em 20 municípios do oeste paraense.




Galeria de fotos:
Clique para acessar todas as fotos


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço