Breaking News

SEGURANÇA DA SOCIEDADE



Nesta quarta-feira, 3, o presidente da OAB Santarém Ubirajara Bentes e o Conselheiro da OAB-PA, Italo Melo de Farias, reuniram com o comandante do 4º Grupamento Bombeiro Militar, TCEL QOBM Ney Tito da Silva Azevedo, e com o vereador Rogelio Cebuliski (Gaúcho), para conversarem sobre segurança pública e sobre treinamento de primeiros socorros nos prédios públicos, como nos Fóruns do Poder Judiciário (Federal, Estadual e Trabalhista), Câmara Municipal e outros que tenham grande fluxo de pessoas diariamente.

Segundo Ubirajara Bentes “conversamos primeiramente com o Juiz Federal Domingos Daniel, Diretor do Fórum da Justiça Federal, no dia seguinte à morte do Delson Sousa e há algum tempo estamos conversando com o tenente coronel Ney Tito sobre a necessidade ou não de adaptar esses locais com um desfibrilador portátil e, em especial, à realização desse treinamento para os servidores do Poder Judiciário, magistrados, advogados, defensores, membros do Ministério Público, para que não percamos mais vidas como ocorreu com o Dr. José Delson, que morreu vítima de infarto durante uma audiência.”

Italo Melo de Farias afirmou que “no Brasil, cerca de 300 mil pessoas por ano são vítimas de morte súbita como consequência de arritmias cardíacas, a maioria das mortes, é importante enfatizar, ocorre fora do ambiente hospitalar. Dos casos de parada cardíaca que se dão em ambientes externos aos hospitais, 86% acontecem nos lares das vítimas e 14% em vias públicas ou lugares com grande concentração e de circulação de pessoas”, concluiu.

Ontem mesmo (2), o Vereador Rogelio Cebuliski (Gaúcho) relatou a reunião na sessão da Câmara Municipal que, acatando sua proposta, já definiu com o Comando do 4º GBM e realização do treinamento no próximo dia 11 de abril.

No que tange à segurança pública, afirmou o presidente da OAB, “é uma questão preocupante que também vínhamos conversando com o Conselheiro Ítalo Melo e com o vereador Rogelio Cebuliski (Gaúcho), mais propriamente após a tragédia na escola de Suzano (SP), por isso resolvemos, juntos, procurar o Comando do 4º GBM, para que essa força especial planeje em conjunto com o Comando Regional da Polícia Militar (CPR1) treinamentos de “rotas de fuga” nas escolas e em outros prédios públicos, como nos Fóruns em Santarém, nos caso de incêndio e de atentado, temos que nos prevenir”.

Dessa reunião veio a necessidade de realizar um encontro preliminar e uma audiência pública, que deverá acontecer até o dia 25 de abril, com os representantes das forças de segurança pública, OAB, Câmara Municipal de Santarém, de Belterra e de Mojui dos Campos, com os representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, da Defensoria Pública, das secretarias de Saúde e de Educação tanto do município como do estado do Pará, e de outras instituições públicas e privadas.

Fonte: Ubrirajara Bentes de Souza Filho

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço