Breaking News

Tribunal Regional Eleitoral homologa eleição por biometria


A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) homologou as revisões biométricas realizadas nas cidades de Bragança, Tracuateua e Ponta de Pedras, habilitando, assim, os municípios a realizarem as eleições municipais de outubro no sistema biométrico de identificação.  

Segundo relatório da corregedora eleitoral, desembargadora Célia Regina Pinheiro, foram respeitadas às diretrizes traçadas pela Resolução nº 5.310/2015 do TRE-PA para a coleta de dados biométricos em Bragança e Tracuateua, que pertencem a 13ª Zona Eleitoral, localizada na região do Salgado, e em Ponta de Pedras, pertencente a 27ª Zona Eleitoral, na Ilha do Marajó. 

Na cidade bragantina, dos 78.454 eleitores, 92,78% deles passaram pela revisão biométrica. Em Tracuateua, o eleitorado revisado atingiu 96,11% dos 21.893 eleitores. Já em Ponta de Pedras, 17.044 inscrições foram revisadas representando 90,11% do eleitorado total do município.  

Na tentativa de atender todos os eleitores dos três municípios, foi promovido um amplo serviço de divulgação para convocar o público eleitor. Na 13ª ZE foram encaminhados expedientes em locais de acesso público, como repartições públicas, escolas, bancos e grupos de igreja, além de interação com veículos de comunicação locais, rádios e TVs. Em Ponta de Pedras a divulgação foi promovida por meio de rádios, moto-som, entrevistas e ainda com spots oficiais da Justiça Eleitoral. A homologação foi feita em sessão do Plenário, no último dia 12, e teve voto unânime da Corte Eleitoral. As inscrições eleitorais irregulares e a dos eleitores que não compareceram à revisão serão canceladas.  

SANTARÉM 

Em Santarém, o TRE realiza, somente até hoje, das 8h às 19h, atendimento itinerante, na Escola Thiago Xisto, na Vila Curuai, comunidade localizada na região do baixo amazonas. No município, essa é a primeira ação de 2016 com objetivo de promover a revisão biométrica, que já atingiu 60,55% dos 202.179 eleitores. A equipe da 20ª Zona Eleitoral iniciou o atendimento na comunidade no último dia 12. Além da revisão biométrica, os seis guichês disponibilizados realizam outros serviços como, por exemplo, atualização cadastral e alistamento.  

Nas comunidades mais afastadas da cidade, os atendimentos iniciaram no segundo semestre de 2015 e tiveram uma pausa, devido à seca na região. Com o retorno dos trabalhos, a expectativa da Justiça Eleitoral é atender mais de 10 mil eleitores dessas localidades. No próximo dia 25, a 104ª ZE também começará a atender nas regiões dos rios Tapajós e Arapiuns.

Fonte: O Liberal 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço