Breaking News

MEC divulga lista de aprovados no Sisu 2016

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (18) a lista de aprovados n primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. O programa oferece 228 mil vagas em 131 instituições públicas de todo o Brasil. O resultado  pode ser consultado na internet.
Para descobrir se você passou no Sisu, entre no site do programa, digite seu login e senha (número de inscrição e senha do Enem 2015) e acesse seu Boletim de Acompanhamento.
Você também encontra a lista de aprovados nas instituições participantes do Sisu e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.
Tem lista de espera no Sisu 2016?
Sim! Se você se inscreveu no Sisu 2016 e não passou na primeira chamada, não se desespere!
O Sisu tem lista de espera e com ela você ganha uma segunda chance de entrar na universidade pública usando a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular.
Fique atento às regras para participar da lista de espera do Sisu:
-O candidato precisa ter participado daquela edição do Sisu e não pode ter sido selecionado.
-A lista de espera não é automática. É necessário se cadastrar, manifestando o interesse de participar da lista, no site do Sisu.
-Você só pode participar da lista de espera por uma vaga no mesmo curso que marcou como primeira opção no processo regular.
-O período para se cadastrar na lista de espera da primeira edição do Sisu é de 18 a 29 de janeiro de 2016.
A partir de 4 de fevereiro, as instituições começam a convocar os candidatos que foram selecionados via lista de espera.
Alternativas para quem não passou no Sisu 2016
Se você não conseguiu uma vaga na universidade pública pelo Sisu e está com o orçamento apertado, ainda pode contar com o apoio de um destes dois programas do Governo Federal:
ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes de baixa renda em universidades privadas de todo o Brasil.
São duas edições por ano - no primeiro e no segundo semestre - e as inscrições abrem logo após a divulgação do resultado do Sisu. Os interessados devem se inscrever pela internet, no site do ProUni. http://siteprouni.mec.gov.br
O ProUni é totalmente informatizado e usa a nota do Enem como critério para conceder as bolsas.
Para participar do ProUni 2016, você deve ter feito o Enem 2015, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Além disso, não pode ter diploma de nível superior e deve cumprir pelo menos um dos requisitos a seguir:
-Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
-Ser pessoa com deficiência.
-Ser professor efetivo da rede pública e concorrer a bolsas de licenciatura (nesses casos não há requisitos de renda).
As bolsas integrais são reservadas aos estudantes que tiverem renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e  meio por pessoa. Já as bolsas parciais são para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Somente faculdades credenciadas pelo MEC podem oferecer o ProUni. Conheça algumas das principais:
Saiba mais:
FIES
O FIES é um programa de financiamento estudantil patrocinado pelo Governo Federal. Funciona como um crédito universitário, mas os juros são bem mais baixos e as condições de pagamento são facilitadas - o pagamento da dívida só começa um ano e meio depois da formatura e pode ser parcelado em vários anos.
Como o número de vagas é limitado, o FIES tem um processo seletivo que também usa a nota do Enem. Para participar é necessário ter feito o Exame a partir de 2010, com 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.
O estudante que quiser pedir o FIES precisa ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
O processo seletivo do FIES também abre duas vezes por ano, normalmente após a divulgação dos resultados do ProUni. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do FIES Seleção.
Veja também:
Fonte: Mundo Vestibular

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço