Breaking News

Cadastro Ambiental Rural é tema de palestras em Barcarena

Agricultores familiares de Barcarena participaram essa semana de uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro obrigatório para todos os imóveis rurais, propriedades ou posses, públicos ou privados no Brasil. Estiveram na palestra 16 trabalhadores da comunidade Cruzeiro e a comunidade Guajaráuna também receberá as informações no próximo mês.

            A iniciativa é do Programa de Agricultura Familiar Mecanizada (Pafam), da Albras. O engenheiro agrônomo do programa, Deivison Pinheiro, ressalta que é importante reforçar a obrigatoriedade do CAR: “Muitos agricultores não estão fazendo por falta de acesso à informação mesmo, por isso a iniciativa de incentivá-los a buscarem estas informações”.

            O Pafam é um programa que fornece assistência para famílias do campo e por meio dele, a Albras oferece capacitação, treinamento, assessoria técnica especializada e modernos equipamentos. A palestra sobre o CAR foi mais uma forma de orientar os trabalhadores. “Trabalhamos de forma sustentável e queremos que os agricultores estejam dentro das exigências, com suas situações regularizadas. É importante orientá-los sobre documentação, cadastro, etc”, ressalta Deivison Pinheiro.

            Só em 2015 foram 58 hectares de área preparados para o plantio das famílias atendidas pelo programa, espalhadas em pequenas comunidades da região de Barcarena. Para o agricultor Odair Melo, participante do Pafam há quatro anos e morador da comunidade Arienga Estrada, o trabalho só vem melhorando: “antigamente a gente trabalhava a roça com fogo, hoje com a ajuda das máquinas melhorou demais e a renda aumentou bastante com a oportunidade de vender em vários lugares”.

            Um dos locais de venda acontece nas próprias empresas. Ele se refere às feiras realizadas todas as semanas na Albras e na Hydro Alunorte, que abrem suas portas para que os agricultores apoiados pelo programa comercializem seus produtos aos empregados. A venda também ocorre nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Belém. 

            “Esse ano temos uma estimativa de diversificar as culturas: estamos aumentando a variedade de produtos com o abacaxi, o maracujá, murici, entre outros”, reforça Odair. Em 2015, o Pafam realizou 11 capacitações e treinamentos com os trabalhadores e a renda ficou 5,3% acima da meta de um salário mínimo. “Em 2016 vamos manter o apoio a a agricultura familiar da região, com o planejamento de produção, oferta de treinamentos e capacitações, além do incremento da renda média mensal das famílias atendidas. Tudo isso reflete na melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, conclui Deivison Pinheiro.

Serviço: o trabalhador rural pode acessar o site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (http://www.sema.pa.gov.br/servicos/car/) para entender melhor o processo ou ir pessoalmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) de Barcarena. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (Fetagri-PA), localizada em Belém, também fornece orientações sobre o cadastro.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço