Breaking News

Sectet apresenta projetos para educação profissionalizante e inovação tecnológica em Brasília

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Pará, Alex Fiúza de Melo, apresentou em Brasília projetos nas áreas de ensino profissionalizante e inovação tecnológica, com a finalidade de buscar parcerias junto à iniciativa privada e o governo federal para que sejam implantados.

Com a Norte Energia, consórcio responsável pela construção e operacionalização da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, o secretário iniciou conversações para a implantação de um programa de cursos profissionalizantes que atenda as necessidades da região. No Ministério da Ciência e Tecnologia, Fiúza pediu a retomada de um projeto para a implantação do Espaço de Inovação do Baixo Amazonas, com sede em Santarém.

Os Espaços de Inovação são destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, por meio da parceria entre laboratórios e pesquisadores de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas. Suas instalações abrigam laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas e empreendimentos de pequeno e médio porte. Pelo projeto já existente, apresentado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, o município de Santarém, no oeste do estado, teria um desses espaços, beneficiando empresas já instaladas ou em processo de instalação na região. O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém, já possui um Espaço de Inovação, com cinco laboratórios prestadores de serviços e empresas inovadoras. Com seis mil metros quadrados de área e investimentos de R$ 14 milhões, o Espaço Inovação foi entregue em dezembro para os coordenadores de laboratórios.

No encontro com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do ministério, Eron Bezerra, e com o secretário substituto, Jorge Mario Campagnolo, Alex Fiúza pediu que o projeto já apresentado ao ministério fosse analisado. Eron Bezerra pediu ao titular da Sectet que vincule o projeto à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para que os recursos do governo federal sejam liberados com mais facilidade. Paralelamente, pediu ao secretário que atualizasse o projeto, com estimativa de custos para sua implantação.

Uma visita ao espaço destinado ao projeto, já adquirido pelo governo do Pará em Santarém, foi marcada para o período entre o fim do mês de fevereiro e o início do mês de março, com intuito de analisar a viabilidade do Espaço de Inovação. Para Alex Fiúza, a reunião desta terça-feira hoje teve um caráter de reconhecimento, para ver que opções o Ministério de Ciência e Tecnologia dispõe para aplicar em projetos. A visita à Santarém pode ajudar a canalizar recursos para o projeto, mesmo que estes, em tempos de crise econômica, sejam muito escassos.

Cursos profissionalizantes

Na Norte Energia, o secretário Alex Fiúza apresentou ao diretor socioambiental do consórcio, José de Anchieta dos Santos, a ideia de implantar cursos profissionalizantes em Altamira e nos municípios vizinhos - Anapu, Senador José Porfírio, Brasil Novo e Vitória do Xingu. Segundo o secretário, os novos modelos de cursos implantados pelo governo do Pará por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, fogem dos modelos tradicionais, de elaboração de cursos a partir de uma visão muitas vezes distante da realidade e da necessidade das comunidades atendidas. 

"Nós procuramos as empresas e órgãos interessados, conversamos com a comunidade e buscamos ofertar capacitações que interessem a esses parceiros, para que ao fim dos cursos os alunos sejam aproveitados no mercado de trabalho." Ao mesmo tempo, segundo o secretário, os professores que ministram dos cursos não precisam necessariamente ter uma formação acadêmica. "Tendo notório saber na área de abrangência do curso, os professores podem ate ser membros da própria comunidade, como pescadores, agricultores e operários", explicou.

O diretor da Norte Energia se mostrou interessado e disse que vai pessoalmente marcar mais rodadas de conversas com Fiúza e a equipe da Sectet, principalmente na região da hidrelétrica de Belo Monte, para identificar as necessidades e implementar os cursos.

Para o secretário, cursos como esses ajudam não apenas a formar profissionais, como mantê-los no mercado, impulsionando o desenvolvimento em suas regiões de origem e no Estado como um todo. O processo, segundo ele, já está bastante adiantado na região de Carajás, na área de abrangência da Vale do Rio Doce.

"A Norte Energia tem grandes responsabilidades sociais na região do Xingu. Com o apoio da empresa e a contrapartida do Estado podemos fazer uma grande parceria para garantir aprimoramento a pessoas que, inclusive, já estão sendo dispensadas por conta do fim da etapa de construção da hidrelétrica. Com os cursos essas pessoas poderão voltar, ocupando postos na própria Norte Energia", completou o secretário.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação-SECOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço