Breaking News

“CALÇADAS LIVRES”

Por: Eduardo Fonseca

Edição 1076


Para cumprir um “Termo de conduta” assinado com o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Santarém colocou às ruas uma mínima equipe de agentes municipais, para desobstruir as calçadas, indevidamente usadas pelos proprietários de veículos como estacionamento e, até mesmo como continuidade da vitrina dos donos de lojas, num total desrespeito ao Código de Postura do Município de Santarém, e ainda, impossibilitando o ir e vir das pessoas fisicamente perfeitas, agora imagine os que precisam de “calçadas livres”, os de necessidades especiais, os cadeirantes, por exemplo.

Mesmo assim, apenas algumas ruas do centro comercial e de outras partes da cidade, nem se intimidaram, mesmo com a divulgação da Campanha, por iniciativa do Ministério Público Estadual. E como o município de Santarém não conseguiu nem arrumar as feiras livres da Cidade, (as únicas do mundo que o consumidor não pode levar carrinho para colocar suas compras) claro, que não conseguiria desobstruir as calçadas da Cidade.

Algumas pessoas já mudaram o seu comportamento, outras, principalmente, esses donos de carros 4 x 4, principalmente com placas de outras cidades, e daqui também, se acham no direito de não o fazer, alguns até por desconhecimento, outros porque acham que a calçada é deles e se sentem o rei da “cocada preta”.

Lembrei-me de quando o governo anterior inaugurou uma magnifica obra chamada “Belo centro”. “Não seria permitido colocar nada nas calçadas da Lameira Bittencourt, da Praça da Matriz até a 15 de novembro. Foi belo enquanto era “amor novo”. Depois começou avacalhar, como agora, nos últimos dias do ano, até no sábado passado, estive caminhando por lá e vi. O monte de vendedores, no meio da área para os pedestres, em toda a sua extensão, algumas lojas resolveram usar as calçadas e parte da via pública, para colocar os seus expositores e manequins, uma mais saliente colocou foi um tenda para expor suas sandálias, como marketing, para chamar os fregueses e o pedestre, este que se lixe!

Aí me recordei da Praça do Relógio, o povo perdeu esta praça para os ambulantes. A prefeita Maria do Carmo na intenção de embelezar Santarém ajudou a destruir um próprio municipal, para se juntar a já destruída Praça da Bandeira, Rodrigues dos Santos e a da Matriz e hoje a calçada já voltou a ser tomada pelos “assentados” dali, mas foram mais além, estão expondo nas ruas e lá fazendo suas salas de visitas, pois quase todos colocam além das mercadorias, as cadeiras, bancos, tamboretes, ou até mesmo, o mocho, para ficarem bem acomodados. Os pedestres? É que se lixem!

Na Av. Tapajós, no perímetro da Praça Tiradentes, (sua obra está demorando mais que a construção do Templo de Salomão na história antiga, mas este ano sai!), até o mercado dito central, (por sinal já descobriram para que foi construída, ou qual a função daquela, escadaria ou elevado do Portela?), é uma gincana, um rally para andar por lá.

O chamado “complexo da Matriz”, este após sua construção no Governo Ronaldo Campos, não teve uma recuperação do calçamento, dos seus bloquetes. E o Palco, virou mais uma loja de revendedora de motocicletas. Dizem que ela é de propriedade de um dos pretensos candidatos que sonham em ser prefeito de Santarém, no próximo pleito. Se antes de ser Prefeito já está obstruindo uma Praça, com balões, ligações elétricas perigosas, pois ficam no chão e espalhando, tendas e quiosques nas calçadas por toda a Cidade, deve pagar muito bem para a Prefeitura, para ali se estabelecer, no complexo da Matriz, ou estão fazendo ”vista grossa”. Agora imagine esse cidadão sendo Prefeito de Santarém, hein!.

O prazo inicial foi prorrogado para o próximo mês de março. Espero que até lá, o governo municipal tenha “condições” de colocar mais agentes municipais, para acabar com esses abusos de alguns moradores e comerciantes, ou até trazer de volta o “rapa do Davi”, se necessário, e cumprir com o determinado pelo Ministério Público Estadual para o bem de Santarém.

Em conversa com o Prefeito Alexandre Wanghon, na sexta-feira passada, por ocasião da posse do Dr. Ubirajara Bentes Filho, como presidente da Subseção da OAB/PARÁ, em Santarém, este me falou que a “revitalização” do MERCADO TUPAIULÂNDIA, que o povo passou a chamar de MERCADO DA RODAGEM, será o local, para Feira de Produtos Orgânicos, peixes vivos , flores e de exposições de outras cooperativas, que não tem espaço, no bagunçado Mercadão 2000. Resta-nos aguardar que se aproveite bem aquele espaço, que já estão usando para estacionamento de carretas e caminhões.

Na apelidada de PÁTRIA EDUCADORA, os pais continuam correndo para arrumar uma vaga na escola particular, pelo descrédito na educação pública, ainda. Além de contarem os tostões para comprar livros e material escolar, constantes da lista das escolas particulares. Mesmo assim continuam jogando no lixo carradas de livros, ditos, vencidos. Se a educação fosse boa, não teria proliferado o número de escolas particulares, principalmente, na primeira fase da educação da criança.

Durante a semana que ora se encerra, alguns partidos políticos começaram a se articular para as eleições deste ano, alguns inclusive, já apresentaram pré-candidatos a Prefeito municipal de Santarém. Vão começar as visitas e as lembranças daqueles que estavam esquecidos pelos pretensos candidatos, nos últimos três anos. Aguardem as promessas ditas, cantigas de perua, é uma só: saúde, educação e segurança. Será que vão continuar usando o estado do Tapajós, como bandeira política?

Na reabertura da sede do FLUMINENSE, o tricolor da Presidente Vargas, excepcionalmente, neste sábado, dia 16, a primeira do ano, com o espetacular Show Baile, com LÍGIA MÔNICA e o maestro ROSELITO, vindos, diretamente de Macapá. Imperdível!! na semana seguinte, dia 22/01/2016, retomará as promoções na Sexta-Feira, com a Banda Styllus, com Delson, Caetano e a participação especial da cantora Lícia Mara. Até por lá!

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço