Breaking News

Contos, cantos e encantos tapajônicos na Casa da Cultura



Depois do Sucesso de publico com “As Bondosas Mulheres Choradeiras”, apresentado como primeiro espetáculo do ano de 2016 em Santarém, o Grupo de Teatro Olho D'água apresenta mais uma vez o espetáculo de contação de histórias intitulado “Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos”, que tem como principal objetivo levar para cena o imaginário amazônico, também objetiva divulgar a sabedoria popular e mais uma vez levar o trabalho para cena teatral, fechando assim o mês de Janeiro com chave de ouro. O espetáculo é resultado de uma pesquisa realizada em 2009 e 2010 pela atriz e diretora teatral Elizângila Dezincourt, onde o grupo foi beber na fonte da cultura popular e nas histórias das populações tradicionais, ribeirinhos e moradores das cidades de Juruti, Santarém, Oriximiná, Alenquer e Óbidos, resultância de uma bolsa de pesquisa do IAP no ano de 2010, onde ganhou o prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte também no ano de 2010, realizando ainda uma circulação regional com esse espetáculo.

Contos Cantos e Encantos Tapajônicos é uma trama, uma teia, uma barafunda de tramóias percorrendo as aventuras do imaginário amazônico, onde o publico verá uma só atriz dando conta de tudo. Como? Narrando. A narração, forma radical da oralidade, depende da presença física dos ouvintes. Contando e apresentando personagens com recursos gestuais, mímicos e de linguagem, a contadora estabelece um pacto de cumplicidade com platéia.

Sua atuação não é identificada com precisão, pois, ora é personagem, ora é a narradora, na coreografia da palavra e na partitura corporal da atriz, que faz questão de ‘‘misturar’’ essas diversas formas de expressividade proporcional pelo espetáculo.

O grupo fará está apresentação em sessão única, neste último domingo do mês de janeiro.

A produção executiva desta apresentação conta com a assinatura do ator, diretor e produtor cultural Mourrambert Flexa, na direção Elder Aguiar; no elenco Elizângila Dezincourt. A concepção musical é de Adrio Denner.

Serviço:
Espetáculo teatral “Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos”
Local: Casa da Cultura de Santarém
Data: 31 de janeiro
Horário: 20 horas
Preço: R$10,00 inteira e R$5,00 meia
Classificação: maiores de 10 anos

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço