Breaking News

Hemopa convoca doadores para reverter queda no estoque de sangue


Com menos de 50% do estoque necessário para atender a demanda transfusional dos mais de 200 hospitais em funcionamento no estado, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está convocando doadores de sangue devido à urgência em repor o estoque estratégico do hemocentro, a fim de evitar o atendimento racionalizado, que prioriza os casos de urgência e emergência e adia, por exemplo, o fornecimento de sangue para pacientes de cirurgias eletivas (sem risco de morte).

A acentuada redução no número de coletas atinge unidades do Hemopa na capital e em mais oito municípios, o que prejudica o atendimento a centenas de pacientes internados, a maioria em estado grave. Os doadores devem se dirigir ao hemocentro coordenador, em Belém, à Unidade de Coleta Castanheira, na Rodovia BR-316, KM-01 (térreo do Pórtico Metrópole), e às unidades do Hemopa em Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Tucuruí, Redenção, Abaetetuba e Capanema.

Segundo a assistente social Lilian Bouth, o período de chuvas intensas e as viroses decorrentes da mudança climática estão entre os fatores que dificultam o acesso dos doadores aos locais de coleta. Em caso de doença, o impedimento é temporário. De acordo com cada caso, o doador é avaliado por profissionais do setor de triagem para saber se está em condições de doar sangue.

Lilian Bouth disse ainda que a queda no número de comparecimentos de doadores vem se intensificando desde o início deste mês. “Temos acionado doadores via telefone, redes sociais e com o apoio da imprensa, mas não tem surtido muito efeito. A evasão de doadores ainda é grande. Apelamos para a responsabilidade social de quem pode doar e salvar vidas. Muitas pessoas estão dependendo desse gesto para viver”, informou a assistente, já renovando a convocação de antigos e novos doadores para a campanha de doação de sangue destinada à demanda do Carnaval, que será realizada de 30 de janeiro a 06 de fevereiro.

“Está no sangue” - A primeira ação estratégica da Fundação Hemopa em 2016 tem como tema “O carnaval está no sangue do paraense. A solidariedade também. Doe sangue”, e será aberta com o “Arrastão da Solidariedade”, incluindo blocos carnavalescos e outras atrações, além de distribuição de camisetas e lanche. “Tudo isso para agradecer esse gesto de amor ao próximo, num período em que muitas pessoas precisam receber sangue”, reiterou Lilian Bouth.

Em sintonia com a sede da Fundação, em Belém, o Hemocentro Regional de Marabá, no sudeste do estado, realizará a campanha de 1º a 5 de fevereiro. No mesmo período será promovida a campanha no Hemocentro Regional de Castanhal, na região nordeste. Nesses dois hemocentros a meta é conseguir 200 coletas cada, nos cinco dias de mobilização. Instituições públicas e privadas também vão incentivar a doação voluntária de sangue.

Em todas as unidades a campanha também contará com programação especial para atrair o maior número de voluntários, ofertando serviços de estética, promovendo o arrastão solidário e distribuindo material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIS).

Quem pode doar: Pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou do responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, KM-01). Ambas recebem doação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.

Fonte: Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará-HEMOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço