Breaking News

Sisu – Perguntas e Respostas!

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é uma forma de entrar em cursos superiores de universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. Criado em 2010 pelo Governo Federal como mais uma ação para ampliar o acesso ao ensino superior no País, a cada edição o Sisu tem cada vez mais inscritos e instituições participantes. No total, são 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.
Aqui no Mundo Vestibular, temos uma seção do site dedicada a esse processo seletivo, com artigos e notícias para você ficar por dentro de tudo o que acontece no Sisu. Mesmo assim, sempre pode aparecer alguma dúvida nova. Por isso, reunimos a seguir uma lista de perguntas e respostas sobre o Sisu para ajudar você a entender ainda melhor esse programa.
Quando começa a inscrição do Sisu 2016?
As inscrições da primeira edição do Sisu 2016, para ingresso no primeiro semestre, abrem no dia 11 de janeiro de 2016 e vão até as 23:59 do dia 14 de janeiro de 2016.
Quando sai o resultado do Sisu 2016?
O resultado do Sisu 2016 será divulgado no dia 18 de janeiro de 2016.
Quando abre a matrícula do Sisu 2016?
Os candidatos selecionados no Sisu 2016 precisam comparecer à faculdade para a qual foram selecionados para efetuar a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro de 2016.
Como funciona o Sisu?
O Sisu é um sistema totalmente informatizado que usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga em cursos superiores de universidades públicas.
Funciona assim: o candidato se inscreve, pela internet, escolhendo duas opções de curso. O sistema recupera a nota do Enem automaticamente e vai preenchendo as vagas para cada curso, na mesma instituição, turno e modalidade de concorrência, a partir das maiores pontuações do Enem. Ou seja, quanto maior a nota, maiores as chances de entrar no Sisu.
Quem pode participar do Sisu?
O Sisu está aberto para todos os estudantes que tiverem feito o Enem no ano anterior e tenham obtido nota maior do que zero na redação.
Precisa comprovar renda para se inscrever no Sisu?
Não é preciso comprovar renda para se inscrever no Sisu.
Quais os documentos necessários para a inscrição do Sisu?
Não é necessário apresentar documentos para se inscrever no Sisu. Caso consiga uma vaga, aí sim é que o candidato deve levar os documentos solicitados pela universidade para fazer a matrícula. A lista de documentos exigidos pela faculdade que você escolher é mostrada na tela do sistema do Sisu, no momento da inscrição.
Quando tem inscrição para o Sisu?
O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. A primeira edição normalmente é em janeiro e a segunda costuma acontecer em junho. O MEC divulga as datas de inscrição no portal sisu.mec.gov.br e você também fica sabendo de todo o calendário do Sisu aqui no Mundo Vestibular.
Quanto custa a inscrição do Sisu?
O Sisu não tem taxa de inscrição, o processo é totalmente gratuito.
Precisa fazer o Enem para entrar no Sisu?
Sim. O Enem é obrigatório para fazer o Sisu e a inscrição, pela internet, usa o mesmo número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. Como o processo seletivo usa exclusivamente a nota do Enem para classificar os candidatos, é obrigatório ter feito o Enem para concorrer a uma vaga.
Não lembro minha nota do Enem. Como posso me inscrever no Sisu?
Mesmo que não se lembre da sua nota do Enem, você pode participar do Sisu. Isso porque, ao digitar seu número de inscrição e senha do Enem, o sistema recupera sua pontuação automaticamente. Caso tenha esquecido a sua senha de acesso, o próprio sistema ajuda a recuperá-la. Basta seguir as orientações da tela.
Fiz o Enem há dois anos. Posso me inscrever no Sisu?
Não. O Sisu só aceita as notas do Enem do ano imediatamente anterior. Ou seja, se você fez o Enem há dois anos, precisa fazer novamente o exame se quiser participar do Sisu. Por exemplo: para se inscrever no Sisu 2015 (no primeiro ou no segundo semestre), precisa ter feito o Enem em 2014.
Terminei o Ensino Médio há muito tempo e não fiz o Enem. Posso tentar o Sisu?
Não. Como o Sisu usa somente a nota do Enem para classificar os candidatos a uma vaga em universidades públicas, quem não fez o Exame Nacional do Ensino Médio não consegue se inscrever.
Quantos pontos preciso tirar no Enem para me inscrever no Sisu?
Para fazer a inscrição do Sisu, não é preciso ter tirado uma nota mínima no Enem, basta não ter zerado na redação. No entanto, alguns cursos dão pesos diferentes para cada uma das áreas do conhecimento do Enem e exigem uma pontuação mínima para concorrer àquelas vagas. Nesses casos, o próprio sistema do Sisu manda um aviso na tela informando a nota mínima necessária.
Que nota preciso tirar no Enem para garantir uma vaga no Sisu?
A nota que você precisa tirar no Enem para conseguir uma vaga em universidade pública pelo Sisu depende de alguns fatores, como a quantidade de pessoas concorrendo ao mesmo curso e o nível desses concorrentes.
A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do Sisu apresenta a nota de corte para o curso que você selecionou. A nota de corte é uma estimativa do mínimo de pontos que um candidato precisaria fazer para entrar naquela vaga. Embora não garanta a classificação, a nota de corte serve para que os candidatos tenham uma ideia do desempenho necessário para passar e, durante o período de inscrições, pode mudar de curso quantas vezes quiser para tentar aumentar suas chances de classificação.
Algumas instituições pedem uma nota mínima no Enem. Essa informação aparece no sistema quando o candidato se inscreve e caso ele não tenha a pontuação necessária, precisa escolher outra opção de curso para finalizar sua inscrição.
Ao final de cada edição, o Sisu divulga quais foram as notas de corte para cada um dos cursos, desde o mais concorrido até o menos procurado. No segundo semestre de 2014, por exemplo, a nota mínima que um candidato precisou tirar no Enem para entrar no curso de Medicina na UFRJ pelo Sisu, na modalidade Ampla Concorrência, foi de 815,22.
O Sisu tem cotas?
Sim. Algumas instituições participantes do Sisu reservam uma parte de suas vagas para as chamadas Ações Afirmativas. Dependendo da universidade, pode haver cotas para estudantes de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas etc.
No momento da inscrição, o candidato que preencher os requisitos dessas cotas pode marcar a opção “Ações Afirmativas” na modalidade de concorrência. Dessa forma, estará disputando uma vaga com pessoas que também preenchem o requisito daquelas cotas. Assim como acontece na modalidade Ampla Concorrência, nas Ações Afirmativas o Sisu vai preenchendo as vagas disponíveis usando como critério a nota do Enem.
Quais são as faculdades e universidades que participam do Sisu?
A participação das instituições de ensino superior no Sisu aumenta a cada edição. Algumas até já aboliram o vestibular e agora usam somente o Sisu para preencher suas vagas, outras reservam uma parte delas para o Sisu. A lista de universidades participantes do Sisu muda a cada edição e você pode consultar todas as oportunidades no portal do Sisu, na internet: sisu.mec.gov.br.
Posso conseguir uma bolsa de estudos pelo Sisu em faculdade particular?
Não. O Sisu oferece vagas somente em universidades públicas e não concede bolsas de estudo ou remuneração de qualquer tipo. Para conseguir uma bolsa em universidade privada, você pode tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos, o Prouni. Outra opção para quem não tem condições de pagar uma faculdade particular é o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que oferece empréstimos a juros baixos (3,4% ao ano) para alunos de universidades privadas.
O Sisu tem cursos a distância?
Não. Por enquanto, o Sisu só oferece vagas para cursos presenciais.
Sou de um estado, mas quero concorrer a uma vaga no Sisu em outro estado. Posso fazer isso?
Pode. As inscrições do Sisu são abertas a candidatos de qualquer estado e você pode selecionar a opção na universidade que quiser quando fizer sua inscrição. Vale lembrar que as despesas de deslocamento, moradia, alimentação e outras ficam sob sua responsabilidade, pois o Sisu não oferece remuneração aos estudantes.
Saiba mais sobre o Sisu
Para saber mais sobre o Sisu, consulte estes artigos do Mundo Vestibular:
-Tudo sobre o Sisu

Fonte: Mundo Vestibular

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço