Breaking News

Sonda New Horizons envia foto de Charon, a maior lua de Plutão

A Nasa divulgou na tarde desta quarta-feira (15) uma foto de Charon, a maior lua de Plutão. Registrada pela sonda New Horizons, a imagem é a melhor que a espaçonave conseguiu fazer, e possui resolução de 2,4 quilômetros por pixel. A foto foi feita com o instrumento LORRI, uma câmera de alta-resolução que está a bordo da New Horizons. O registro foi realizado na segunda-feira (13), às 23h41 (horário de Brasília), a 466 mil quilômetros de distância do satélite, antes que a espaçonave iniciasse seu rasante sobre Plutão.
Outras fotos de Charon, com melhor resolução, provavelmente serão enviadas pela New Horizons nos próximos meses, mas elas devem ter sido registradas quando a sonda estava perto demais da lua. Assim, apenas algumas partes da superfície do satélite irão aparecer.
A imagem mostra que o satélite tem um cânion profundo, com quase 10 quilômetros de profundidade. Além disso, Charon é marcada por uma série de penhascos e valas, que se extende por mais de mil quilômetros entre o nordeste e o sudeste da lua. No polo norte, uma área mais escura foi batizada de "Mordor" pelos pesquisadores. Apesar de ser considerada uma lua de Plutão, Charon é tão grande que, na realidade, os dois corpos celestes orbitam um ao outro. Os astrônomos chamam Plutão e Charon de "planetas binários".
Um estudo publicado na revista Nature afirma que a influência gravitacional de Charon e Plutão é tão forte que chega a afetar as órbitas das outras luas de Plutão, fazendo com que elas percorram caminhos totalmente imprevisíveis no espaço sideral.
As imagens devem fornecer mais informações sobre a composição desses satélites, algo desconhecido pela ciência até que a New Horizons chegasse até Plutão.
Fonte: Nasa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço