Breaking News

Protesto em 18 capitais exige políticas para crianças em situação de rua

Entidades vão às ruas denunciar a ausência de dados e a morosidade do Estado brasileiro em elaborar um programa nacional para atender crianças e adolescentes com vivência na rua

Nesta quinta, dia 23 de julho, várias capitais brasileiras irão realizar a IX Ação Nacional Criança Não é de Rua para solidarizar-se com as crianças e adolescentes em situação de rua, sensibilizar a sociedade e denunciar o poder público pela demora em assegurar os direitos desta população.

A principal reivindicação é o funcionamento imediato do Grupo de Trabalho (GT), responsável por ‘formular e propor estratégias de articulação de políticas públicas e serviços para o atendimento e para a promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de rua’.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) decidiu criar o GT em novembro de 2014. Foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de maio deste ano, a resolução nº 173 que o institui.

Decorridos oito meses, o GT ainda não se reuniu, causando grande desconforto entre as organizações da sociedade civil que lutaram pela criação do espaço, bem como uma sensação de descrédito em relação ao Conselho. As organizações denunciam ainda que o Brasil não dispõe de um diagnóstico em âmbito nacional, o que impede a garantia de recursos para a formulação de políticas públicas para estes meninos e meninas, suas famílias e comunidades.

Ação Nacional

A Ação Nacional Criança Não é de Rua é realizada desde 2007 pela Campanha (www.criancanaoederua.org.br) em todo o país.  23 de Julho é uma referência à Chacina da Candelária, ocorrida há 22 anos no Rio de Janeiro,  quando policiais abriram fogo contra cerca de 70 pessoas que dormiam no entorno da Igreja da Candelária, assassinando barbaramente 08 (oito) adolescentes no centro comercial e religioso da capital carioca.

Contatos do coordenador  em Belém: Ricardo Washington  (91) 98217-1673 - 98725-4035 - 99153-6010



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço