Breaking News

Conheça Óbidos, sua cultura, economia, e potenciais turísticos


O município ainda se orgulha das heranças deixadas pelos colonizadores e pela influência artística e cultural que é facilmente encontrado entre suas ladeiras e casarios históricos.

Conhecida pela sua rica arquitetura, com casarios do período colonial, Óbidos é considerada uma das cidades mais Portuguesas na Amazônia e recebe o nome carinhoso de Cidade Presépio. Localizada na parte mais estreita do Rio Amazonas, porém a mais profunda, distante 1.100 quilômetros da capital do Estado, Belém, à cidade passa por uma reestruturação social, arquitetônica, com inicio de projeto para tombamento de prédios públicos e reforma dos já tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como é o caso da reforma e requalificação do Forte Pauxis, além das mudanças ambientais, Óbidos conquistou o título de primeiro Município Verde no Oeste do Pará.


Suas belezas e riquezas naturais vão além da sua história, marcada por grandes nomes da literatura e magistratura, como Inglês de Sousa e José Veríssimo, ou ainda da sua importância estratégica para os Portugueses. O município possui cultura própria, com a festa do Mascarado Fobó, que inicia com a virada do ano novo e encerra na quarta-feira de cinzas ou ainda o Arraiá do Pauxis, o Festival do Jaraqui, peixe símbolo do município, e as Festividades de Sant’Ana, uma das primeiras manifestações cristãs com quase dois centenários de realização.  

Óbidos é hoje um município que sobrevive do extrativismo natural, com a coleta da castanha do Pará para beneficiamento, sendo a segunda maior indústria beneficiadora da castanha, ficando atrás somente da capital do estado, da agricultura de subsistência, com destaque para a produção familiar da mandioca do qual é produzida a farinha branca, farinha de tapioca, a tapioca (goma), o tucupi e uma variedade de bejú. Na sua produção nada vai fora, a folha serve para produção da maniçoba, um prato típico muito apreciado. Já a casca da mandioca, no período de escassez do capim, serve de alimento para o gado, a pecuária é a principal economia do município.


No que se refere a lazer, Óbidos possui inúmeros igarapés como o do Curuçambá, que se encontra dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) que apresenta características únicas sendo descrito até como um lago ou ainda um rio em formação, sendo o principal balneário da cidade, uma vez que sua localização, distante cerca de 8 quilômetros na PA 254, o torna o mais acessível. Para quem busca um contato mais direto com a natureza as cachoeiras do Curumu, distante 25 quilômetros da cidade, são uma atração a mais, e os banhistas ainda podem optar pela cachoeira da cortina, distante 800 metros da estrada principal ou a da pancada, localizada dentro da propriedade do senhor Miguel, que recepciona os visitantes.

O município de Óbidos, partindo de Santarém, fica distante cerca de três horas e meia de lancha ou ainda seis horas de embarcação podendo também ter acesso pela estrada tanto para quem vem de Santarém, Oriximiná ou Alenquer, em viagens que duram entre 2 a 3 horas de carro. O valor da hospedagem nos hotéis e pousadas da cidade variam de R$ 45,00 a R$ 130,00 e entre os pratos mais apreciados na culinária obidense estão a maniçoba e o pato no tucupi que podem ser encontrados facilmente nos restaurantes da cidade, além da variedade de peixes e carne.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço