Breaking News

Alunorte Rain Forest segue para a Copa da Noruega 2015


Único time paraense presente no torneio, o ARF buscará o título na categoria Sub-17, concorrendo com equipes de mais de 50 países.

Os 17 estudantes de Barcarena que integram o time Alunorte Rain Forest (ARF) embarcam nesta segunda-feira (20) rumo a Oslo, capital da Noruega, onde participarão da 43ª edição da Copa da Noruega. A equipe buscará o título na categoria Sub-17, concorrendo com equipes de mais de 50 países. O grupo contará com a torcida da Aluna Destaque 2014, Jéssica Alencar, que também estará no torneio. A competição será aberta, oficialmente, no dia 26 julho e seguirá até o dia 1º de agosto, com um total de 4.200 jogos.

Desde 2001, o ARF é o único time paraense presente na copa norueguesa. Para muitos desses jovens será a realização de um sonho, a concretização de um trabalho de melhoria do desempenho educacional e o início de uma carreira promissora. O estudante José Ilgner Freitas, 16, meia-esquerda do ARF, comenta que a experiência vai além do competir. “Vou conhecer uma nova cultura. Acredito que a oportunidade na Noruega será incrível. Essa troca de experiência será muito importante para minha vida”, declara.

O estudante e volante da equipe, Antônio Eduardo Pereira, 17, diz que desde pequeno pensa em ser um jogador de futebol. “Para atingir esse objetivo estou me dedicando aos treinos e fazendo isso com muita disciplina. E mesmo que eu não me torne um jogador profissional, quero atuar na área do Esporte”, afirma. Sobre a expectativa para a Copa da Noruega, o seu otimismo é rápido no gatilho: “A gente vai ser campeão”, acredita.

Com uma experiência de 26 anos, o técnico do ARF, Nelson Pereira, comanda pela primeira vez a equipe. Ele afirma que o time está preparado técnica e psicologicamente. “Nosso principal aliado é o trabalho conjunto. Estamos confiantes e na expectativa de conquistar os melhores resultados nesta Copa”, diz.

Educação - O ARF é um dos desdobramentos do programa educacional “Bola pra Frente, Educação pra Gente”, desenvolvido há 14 anos pela refinaria de alumina Hydro Alunorte. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (SEMED) e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação no município do nordeste paraense. Todos os alunos-atletas participam de atividades socioeducativas, que são desenvolvidas pelo programa nas escolas de Barcarena.

José Ilgner é um bom exemplo de como o programa mudou a sua vida. Antes, ele só queria saber de futebol e não se dedicava aos estudos. Com a oportunidade no “Educação pra Gente”, ele se tornou atleta aplicado tanto no campo quanto em sala de aula. “Melhorei bastante minhas notas. De um boletim colorido, passei a ter notas azuis. O programa também me ajudou a melhorar o meu relacionamento com as pessoas”, afirma.

A gerente geral de Comunicação e Relacionamento da Albras e da Hydro Alunorte, Elena Brito, destaca que o saldo do “Educação pra Gente” é bastante positivo e que este ano traz como novidade os investimentos em ações sociais. “São 14 anos bem sucedidos de projeto. Além da questão ambiental, que era foco principal do projeto, precisamos trabalhar a questão social. Por isso, estamos investindo em ações sociais e ampliando a discussão de temas como violência, combate às drogas e bullying, que hoje são os maiores problemas no ambiente escolar. Acreditamos que essa iniciativa vai contribuir na melhoria da sociedade como um todo”, avalia.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço