Breaking News

Nélio Aguiar: “Não vejo a política como um projeto pessoal”

Nélio Aguiar fala sobre os trabalhos que vem executando na Secretaria de Planejamento. Em entrevista concedida à nossa equipe de reportagem, Nélio Aguiar, santareno, médico, ex-vereador e Deputado Estadual, homem público reconhecido pelas atuações em defesa dos santarenos e da região Oeste do Pará, fez avaliação dos primeiros quatro meses à frente da gestão de planejamento do município de Santarém.

“A prioridade foi solucionar nossas pendências relacionadas à questão dos resíduos sólidos. Porque existe hoje uma Política Nacional e o município de Santarém estava sem o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e sem a Lei Municipal de Política de Resíduos Sólidos. Nós chegamos a uma fase de conclusão desses documentos, e todos já estão na Câmara Municipal, para serem apreciados já no retorno do recesso, em agosto. E se Deus quiser com o apoio da Câmara, e dos vereadores, nós teremos aqui em Santarém, já resolvido esse problema”, informou Nélio Aguiar.

De acordo com o Gestor de Planejamento, é preciso pensar em soluções definitivas. “Nós temos a nossa realidade que é o aterro do Perema, que não é uma solução definitiva. Nós precisamos de uma solução concreta e para isso é importantíssimo essas duas leis”.

Para Nélio Aguiar, é preciso agir. “Entramos em contato com o Governo do Estado e com Ministério das Cidades, relacionado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, na possibilidade da criação de um consórcio intermunicipal envolvendo Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra. Há possibilidade de a gente criar este Consórcio para captarmos R$ 25 milhões, que foi calculado pelos técnicos, da necessidade, e assim resolvermos a questão da destinação dos resíduos sólidos, tanto no município de Santarém, quanto em Mojuí e Belterra”.

O Secretário destacou, ainda, que o Município já iniciou o trabalho com a questão da coleta seletiva, e do incentivo à cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Com isso, além de garantir a destinação correta deste tipo de material, os trabalhadores melhoram suas rendas.

Para o segundo semestre, Nélio Aguiar destaca como maior desafio da Secretaria a elaboração da Lei Orçamentária, onde existe a necessidade de revisão das metas, para se adequarem às metas do Governo Federal, já que houve uma alteração na expectativa de inflação.

Também falou sobre os novos projetos que estão previstos para serem implantados em Santarém. “Precisamos criar novas unidades orçamentárias para que o orçamento do ano que vem possa atender adequadamente as ações que foram aprovadas na nossa Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Paralelamente, a gente trabalha a questão dos recursos que são transferidos para o Município de forma voluntária, através das emendas parlamentares, dos editais que são publicados em Brasília, pelos Ministérios”, declarou Nélio Aguiar.

Para o Secretário, é de extrema importância a atividade de prospecção de editais, para trazer recursos adicionais, possibilitando ao Governo Municipal atender as demandas da população. Citou como exemplo, as demandas do setor pesqueiro do Município, onde a Secretaria já firmou contrato com o Ministério da Pesca, para aquisição de uma retroescadeira, um caminhão frigorífico e diversos minifrigoríficos para atender as comunidades.

O caminhão frigorífico será para atender o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) que deverá ser inaugurado neste segundo semestre.

Nélio Aguiar informou que as ações da Secretaria Municipal de Planejamento são estabelecidas com o objetivo principal de preparar o Município para o futuro, trabalhando e agindo no presente. Entre as diversas ações, o Secretário destaca a questão da implantação dos portos, a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a revisão do Plano Diretor Municipal, duplicação do trecho urbano da Rodovia BR 163 e aquisição de mais uma Unidade de Saúde Fluvial, no valor de R$ 1,8 milhões, entre outros.

ELEIÇÕES 2016: Quanto ao processo eleitoral do ano que vem, e a possibilidade de ser candidato ao Executivo Municipal, Nélio Aguiar confirma o sonho de ser Prefeito, pois como filho da terra acredita que pode contribuir para melhoria do Município, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos santarenos.

“As pessoas têm me perguntado nas ruas, é natural. A gente tem este trabalho, tem experiência. Fui Secretário de Saúde, Vereador, Deputado Estadual e atualmente Secretário de Planejamento. Tivemos uma excelente votação no município de Santarém. Então, o nosso nome é colocado na questão da eleição municipal. Mas o que a gente trabalha é em cima do coletivo. Eu não vejo a política como um projeto pessoal. Mas esse tipo de decisão, é tomada em grupo”, disse Nélio Aguiar.

O experiente gestor público destaca que além da possibilidade de disputar as eleições de 2016, trabalha com a perspectiva de assumir o mandato de Deputado Federal, uma vez que o atual deputado federal Hélio Leite (DEM), é forte candidato nas eleições municipais do ano que vem em Castanhal, abrindo assim a oportunidade de Nélio Aguiar assumir a cadeira na Câmara Federal, devido ser o primeiro suplente.

Por: Edmundo Baía Junior

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço