Breaking News

Por que o avião movido a energia solar só voltará aos céus em 2016

O avião Solar Impulse 2 faz parte de uma campanha para mostrar como a energia limpa pode mover o mundo, e chamou a atenção recentemente após voar sem escalas do Japão ao Havaí por 117 horas e 52 minutos. Infelizmente, o voo superaqueceu as baterias de lítio, e o avião só voltará aos céus no ano que vem.
Segundo a CNN, o Solar Impulse 2 ficará em terra por pelo menos oito meses, tempo estimado para substituir as baterias do avião, testá-las, e esperar por dias mais longos no hemisfério norte.
Os aviadores suíços Bertrand Piccard e André Borschberg planejam retomar o voo em abril até Phoenix (EUA). De lá, o Solar Impulse deve pousar na região central dos EUA, depois em Nova York, e então atravessar o oceano Atlântico.
A ideia inicial era fazer um voo de 35.000 km ao redor do mundo que começaria e terminaria este ano. O avião decolou de Abu Dhabi em março, e desde então fez escalas em Omã, Índia, Mianmar e China.
Os imprevistos começaram na China: o Solar Impulse teve que esperar dois meses para decolar devido ao mau tempo. A baixa velocidade do veículo (141 km/h), peso relativamente leve (2,5 t) e 72 m de envergadura significam que ele só pode voar em condições meteorológicas muito específicas.
De lá, ele iria direto para o Havaí, mas uma frente fria imprevista o fez pousar no Japão - onde uma das asas foi danificada pelo vento e chuva.
E, rumo ao Havaí, aconteceu a falha nas baterias de 940 kg. A CNN explica:
Trocar a bateria deve levar alguns meses, mas não é o único motivo para o avião ficar em terra: é que os dias no hemisfério norte estão mais curtos, limitando a exposição do Solar Impulse ao sol - ou seja, não há como finalizar o voo ao redor do mundo ainda este ano.
Nem tudo são más notícias: o Solar Impulse quebrou o recorde de voo solitário mais longo, e o de maior distância percorrida por uma aeronave impulsionada por energia solar. Parece que a jornada só será mais longa do que o previsto.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço